Encontro com o Investigador online

Campanha disponível para as escolas de 20 a 24 de Setembro

Inscreva-se já




De:
Até:

Listagem de Acções


Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)

911. Fábricas celulares microbianas: uma forma eficiente e sustentável de produzir compostos de alto valor acrescentado

, ,

A minha apresentação irá incidir sobre o uso de fábricas celulares microbianas para a produção de compostos que usualmente são extraídos ou produzidos através de processos químicos tóxicos. A minha investigação passa por identificar vias existentes em plantas para a produção de compostos de alto valor acrescentado e expressar e otimizar essas mesmas vias na bactéria Escherichia coli utilizando ferramentas computacionais.
Desta forma, temos uma forma sustentável e eficiente de produzir compostos de alto valor acrescentado evitando a sazonalidade, grandes áreas de plantação e processos de extração nocivos para obter esses mesmos produtos de plantas.
Irei ainda abordar a experiência da única equipa portuguesa a participar no iGEM, o maior concurso internacional de biologia sintética, no qual juntamente com alunos universitários procuramos resolver problemas mundiais através do uso de ferramentas de biologia sintética. Este ano temos como objetivo o desenvolvimento de uma bactéria que consiga degradar microplásticos presentes nos nossos ecossistemas marinhos e transformá-los em compostos com interesse comercial. Desta forma, combatemos uma grave problemática ambiental contribuindo simultaneamente para uma economia circular.

Actividade gratuita

Instituição: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)

Investigador(a): Sofia Ferreira

Datas:

22-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

23-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada


921. Investigação participativa nas plantas: O projeto europeu DIVINFOOD como exemplo

, ,

Um dos principais objetivos da investigação participativa em plantas é a partilha de conhecimentos entre agricultores, consultores, investigadores, empresas e consumidores. A complementaridade existente entre estes diferentes intervenientes das cadeias de valor permite ir mais longe na investigação nas plantas e uma mais ampla aplicação dos resultados.
O projeto europeu DIVINFOOD tem por objetivo promover a utilização e a valorização de pequenos cereais e leguminosas de grão negligenciadas e subutilizadas (NUCs) em cadeias alimentares, para fomentar dietas mais saudáveis e sistemas alimentares mais sustentáveis, colocando a diversidade agrícola na raiz da diversidade alimentar. Através do estabelecimento de Laboratórios vivos (Living Labs) como sistemas organizacionais de inovação, o consórcio europeu irá adotar estratégias de cocriação, abertas, focadas no utilizador, integrando a investigação e a inovação na realidade das comunidades.

Actividade gratuita

Instituição: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)

Investigador(a): Maria Carlota Vaz Patto

Datas:

22-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

23-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


913. Redução de dióxido de carbono para a produção sustentável de biocombustíveis usando enzimas

, ,

Desenvolver processos sustentáveis para reduzir os níveis de CO2 é uma das questões mais urgentes e desafiadoras que a nossa sociedade enfrenta. A utilização de CO2 como matéria-prima para a produção de compostos químicos úteis, como o formato, representa um processo valioso para a sua captura. Esta abordagem fornece não apenas um mecanismo para reduzir os níveis de dióxido de carbono, mas também uma maneira de produzir um composto seguro para armazenamento de H2. Para tal é fundamental encontrar um catalisador adequado para o processo de redução de CO2 a formato. As enzimas formato desidrogenase – FDH, têm sido consideradas um biocatalisador promissor para este propósito. Este trabalho tem se focado no estudo de uma FDH encontrada na bactéria anaérobia Desulfovibrio vulgaris Hildenborough. Esta enzima além de ser uma das mais rápidas a reduzir CO2, tem também várias características que podem ser uma vantagem para aplicação biotecnológica para a produção de formato.

Actividade gratuita

Instituição: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)

Investigador(a): Ana Rita Oliveira

Datas:

20-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

20-09-2021 12:00 - Acção já em curso / terminada


918. Rice Up – Criando novo arroz para tempos vindouros

, ,

O arroz alimenta metade da população mundial, incluindo 80% das pessoas desnutridas e 40% dos pobres. Com a previsão de aumento da população mundial para 9 mil milhões até 2050, prevê-se também a necessidade de aumentar a produção de alimentos. No entanto, o cultivo do arroz já utiliza 8% de toda a terra arável e 35% de toda a água de irrigação, deixando pouco espaço de manobra para o seu aumento de produção. Adicionalmente, a produção do arroz é facilmente afetada por estresses ambientais como a seca e a salinidade – os dois principais problemas que afetam a agricultura, sendo que estes estresses estão a agravar-se.  No nosso grupo de investigação, estamos a trabalhar para a segurança alimentar através do estudo do genoma do arroz e dos mecanismos de resposta do arroz à secura e salinidade. Pretendemos criar plantas de arroz que sejam mais eficientes e mais resilientes a estresses ambientais.

Actividade gratuita

Instituição: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)

Investigador(a): Fredilson Melo

Datas:

21-09-2021 11:00 - Acção já em curso / terminada

22-09-2021 11:00 - Acção já em curso / terminada


912. Valorização de resíduos agroindustriais: Extração e preservação da estrutura de um bioplástico

, ,

Nas últimas décadas, o impacto ambiental dos plásticos aumentou exponencialmente. O desenvolvimento de alternativas mais ecológicas para a produção de plásticos é, globalmente, uma necessidade. Os bioplásticos representam uma alternativa viável visto que são compostos por biopolímeros, provenientes de fontes renováveis. Neste trabalho, exploramos um biopolímero, a cutina! Este bioplástico faz parte da camada mais externa das plantas presente nos órgãos aéreos, a cutícula, que protege a planta contra raios-UV, participa no controlo do fluxo de água, e protege contra bactérias e fungos. Neste trabalho a cutina foi extraída de um resíduo industrial do processamento do tomate usando um líquido iónico- numa reação que promove a separação entre a cutina e os açúcares.

Actividade gratuita

Instituição: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)

Investigador(a): Rita José Quintal Escórcio

Data:

21-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada




Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.