Encontro com o Investigador online

Campanha disponível para as escolas de 20 a 24 de Setembro

Inscreva-se já

De:
Até:

913. Redução de dióxido de carbono para a produção sustentável de biocombustíveis usando enzimas

, ,

Desenvolver processos sustentáveis para reduzir os níveis de CO2 é uma das questões mais urgentes e desafiadoras que a nossa sociedade enfrenta. A utilização de CO2 como matéria-prima para a produção de compostos químicos úteis, como o formato, representa um processo valioso para a sua captura. Esta abordagem fornece não apenas um mecanismo para reduzir os níveis de dióxido de carbono, mas também uma maneira de produzir um composto seguro para armazenamento de H2. Para tal é fundamental encontrar um catalisador adequado para o processo de redução de CO2 a formato. As enzimas formato desidrogenase – FDH, têm sido consideradas um biocatalisador promissor para este propósito. Este trabalho tem se focado no estudo de uma FDH encontrada na bactéria anaérobia Desulfovibrio vulgaris Hildenborough. Esta enzima além de ser uma das mais rápidas a reduzir CO2, tem também várias características que podem ser uma vantagem para aplicação biotecnológica para a produção de formato.

Actividade gratuita