Sobre

Sempre se perguntou como é que os cientistas conduzem as suas experiências e dão respostas sobre aquilo que nos rodeia?

Gostava de conhecer cientistas de diversas áreas e perceber como é seguir essa profissão?

Já ficou com aquele bichinho curioso dentro de si que mal pode esperar por experimentar algumas das técnicas que os cientistas usam no seu trabalho?

Se respondeu que sim a pelo menos uma destas perguntas, a Noite Europeia dos Investigadores é o evento ideal para marcar presença!

Em 2005 concretizou-se a ideia de organizar um evento em que se pudesse celebrar a ciência em várias cidades europeias em simultâneo. Desde então, a Noite Europeia dos Investigadores tem sido um evento de referência cativando, a cada edição, milhões de participantes em atividades que mobilizam milhares de investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados da sua investigação. Esta é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie,   que pretende aproximar cientistas e restante sociedade na última sexta-feira de setembro e assim partilhar um pouco o dia a dia de quem faz e produz conhecimento.

Através de diferentes formatos, tais como demonstrações, palestras, workshops, cafés de ciência ou visitas guiadas, a Noite Europeia dos Investigadores consegue garantir que haverá sempre um evento à sua medida para festejar a ciência e o trabalho dos cientistas!

A edição deste ano surge com o acrónimo REGGAE ( Researchers for European Green Growth And Education ) - uma oportunidade para os participantes usufruírem de uma variedade de eventos online e presenciais cuja temática se centra no ambiente e sustentabilidade, em especial nos temas do Pacto Ecológico Europeu. Mal pode esperar? Não se preocupe, terá a oportunidade de participar em atividades de pré-evento em todo o país para que possa celebrar a ciência mesmo antes da derradeira noite a 24 de setembro.

 

Acima de tudo queremos:

  • Realçar a importância e o impacto da ciência na sociedade;
  • Promover a carreira de cientista junto dos mais jovens;
  • Demonstrar em que consiste o dia a dia de um cientista e desconstruir os estereótipos associados;
  • Elucidar sobre os principais benefícios que a investigação traz à sociedade;
  • Gerar discussão e interesse sobre a ciência e o seu impacto no presente e no futuro;
  • Aumentar a confiança da população face à ciência e às entidades e pessoas que a produzem.

 

Em 2021, espera-se...  

  • Alertar para os perigos das alterações climáticas e poluição;
  • Dar a conhecer alternativas de estilos de vida mais sustentáveis;
  • Demonstrar como a ciência está a contribuir para que a Europa atinja as metas de neutralidade carbónica e de desenvolvimento sustentável;
  • Dar a conhecer como se produz ciência na área da sustentabilidade e ambiente.

Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.