Parceiros

O projecto REGGAE - Researchers for European Green Growth And Education é liderado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica com o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e o ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e conta com o apoio da Rede de Centros Ciência Viva. São 21 locais em 17 vilas e cidades de todo o país para apresentação do trabalho desenvolvido pela comunidade científica.

A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica nasceu em Portugal em 1996 por iniciativa de José Mariano Gago, então Ministro da Ciência e da Tecnologia, como um programa governamental dedicado à promoção da educação e da cultura científica.

Em 1998 transformou-se numa associação de instituições científicas, adoptou a designação Ciência Viva –Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e iniciou uma expansão que a transformou naquilo que é hoje: uma organização implantada à escala nacional, com uma rede de 21 Centros de Ciência espalhados por todo o território, que alimenta um movimento social em prol da ciência e da cultura científica que envolve centenas de milhares de investigadores e cidadãos, alunos e professores, jovens e adultos.

A Ciência Viva constituiu-se desde o início como um programa aberto e promotor de alianças entre diferentes sectores da sociedade portuguesa, das universidades às escolas do ensino básico, das empresas aos laboratórios de investigação, das autarquias às associações privadas e às organizações profissionais.

O Instituto de Inovação e Investigação em Saúde (i3S) une três institutos e investigadores de diversas faculdades da UPorto, consolidando assim uma extensa colaboração entre as várias instituições.

A longa colaboração entre IBMC, INEB e IPATIMUP, institutos fundadores do i3S, abrange projetos conjuntos, coorientação de alunos de doutoramento, a partilha de equipamento e a contratação de investigadores seguindo políticas concertadas. Contribuem ainda para as atividades do i3S seis faculdades da UPorto e três hospitais. Esta ampla participação de faculdades, instituições de investigação e hospitais num centro de investigação é única em Portugal e representa uma enorme mais-valia para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, criando em simultâneo um ambiente que propicia produção científica frutífera e consequente, bem com a translação das descobertas para a clínica. O edifício-sede do i3S foi concluído em 2015 e desempenha igualmente um importante papel na criação deste ambiente dinâmico.

Esta complexa rede que se traduz no i3S dedica-se a três Programas Integrativos: Cancro, Interação e Resposta do Hospedeiro, e Neurobiologia e Doenças Neurológicas. O i3S dispõe ainda de três serviços clínicos: o Centro de Genética Preditiva e Preventiva; o IPATIMUP Diagnósticos; e o i3S Diagnósticos.

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) é um instituto de investigação científica e formação avançada da Universidade NOVA de Lisboa, situado em Oeiras. A missão do ITQB NOVA é realizar investigação científica e ensino de pós-graduação em química, ciências da vida e tecnologias associadas, ao mesmo tempo que serve a comunidade e desempenha atividades de promoção da ciência e tecnologia. Num ambiente científico estimulante, 500 cientistas – alguns apoiados pela MSCA e ERC - realizam investigação de ponta em 52 laboratórios.

Os investigadores beneficiam de equipamentos, infraestruturas e serviços de apoio obtidos junto de agências R&D nacionais e internacionais. O ITQB NOVA coordena duas Unidades de Investigação - MOSTMICRO e GREEN-IT - e está envolvida numa terceira - iNOVA4HEALTH. O ITQB NOVA é, também, membro do COLife, uma aliança que reúne seis instituições de ciências da vida de primeira linha de Lisboa e áreas de Oeiras.

Parceiros Locais