A minha apresentação irá incidir sobre o uso de fábricas celulares microbianas para a produção de compostos que usualmente são extraídos ou produzidos através de processos químicos tóxicos. A minha investigação passa por identificar vias existentes em plantas para a produção de compostos de alto valor acrescentado e expressar e otimizar essas mesmas vias na bactéria Escherichia coli utilizando ferramentas computacionais.
Desta forma, temos uma forma sustentável e eficiente de produzir compostos de alto valor acrescentado evitando a sazonalidade, grandes áreas de plantação e processos de extração nocivos para obter esses mesmos produtos de plantas.
Irei ainda abordar a experiência da única equipa portuguesa a participar no iGEM, o maior concurso internacional de biologia sintética, no qual juntamente com alunos universitários procuramos resolver problemas mundiais através do uso de ferramentas de biologia sintética. Este ano temos como objetivo o desenvolvimento de uma bactéria que consiga degradar microplásticos presentes nos nossos ecossistemas marinhos e transformá-los em compostos com interesse comercial. Desta forma, combatemos uma grave problemática ambiental contribuindo simultaneamente para uma economia circular.
Actividade gratuita
Instituição: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA)
Investigador(a): Sofia Ferreira
Datas:
22-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada
23-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada
Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.