Encontros com Cientistas

Dia Internacional das Florestas

Dia Mundial da Água

Sessões disponíveis para as escolas ao longo do ano letivo 2024/2025

Inscreva-se já




De:
Até:

Listagem de ações


1º Ciclo (dos 6 aos 10 anos)


7980. A extinção silenciosa dos mexilhões de rio em Portugal

Já ouviste falar em mexilhões de rio? Sabias que são organismos extraordinários e que exercem funções ecológicas importantes? Nesta palestra vamos aprender o que são os mexilhões de rio, porque são tão importantes e porque é que estão tão ameaçados, em Portugal e no mundo todo.

Atividade gratuita

Instituição: CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

Investigador(a): Elsa Froufe

Data:

21-03-2025 10:00 - Ação já em curso / terminada


7962. As florestas não são só árvores e as árvores não são só madeira!

O que é uma floresta. O que é uma árvore. Com fotografias, vídeos curtos e exemplos da floresta portuguesa dão-se a conhecer os produtos da floresta. Vai-se falar da madeira, cortiça (a casca do sobreiro), pinhão (pinheiro-manso), resina (pinheiro-bravo), bolota (azinheira), alfarroba (alfarrobeira), medronho (medronheiro) e castanha (castanheiro). Fala-se também dos cogumelos, dos arbustos e do solo.

Atividade gratuita

Instituição: Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa

Investigador(a): Paula Soares

Data:

26-03-2025 10:00 - Ação já em curso / terminada


8022. Há vida na Ribeira da Sobreda

A água é um bem precioso e mudando o paradigma de há alguns anos, em vez de afastarmos a água das zonas urbanas através de valas e sistemas de drenagem, podemos valorizar este recurso natural através de soluções inovadoras que possam integrar o ciclo da água na cidade e, desta forma podermos usufruir dos serviços ambientais que nos pode dar, como bolsas naturais de biodiversidade abundante, zonas de lazer, caminhos pedonais e cicláveis mais frescos junto a troços de ribeira ensombrada, aumento das zonas permeáveis e infiltração da água das chuvas, redução da erosão de margens de zonas naturais e perda de solos, recuperação de identidade cultural e fonte de projetos educativos, entre outros.
Há 10 anos que a ribeira da Sobreda é palco de um projeto educativo e de intervenção único em Almada. O Agrupamento de Escolas Elias Garcia tem avaliado estado de saúde da ribeira desde 2016, concluindo que o mesmo é mau, quer devido à provável descarga ilegal de águas residuais, quer devido à artificialização das margens e do leito, com destruição da galeria de vegetação ribeirinha. Os alunos batizaram esse projeto de “Ribeira, ribeirinha, a ribeira é dos insetos”, uma vez que esse é o grupo de animais mais abundantes nas linhas de água e podem ser usados como indicadores da qualidade das mesmas. O projeto candidatou-se ao Orçamento Participativo de Almada em 2020, tenho sido o mais votado e, por isso, a partir de 2024 a Câmara Municipal de Almada começou a intervencionar a ribeira, para renaturalizar um troço, com a colaboração da escola e da comunidade local.

Atividade gratuita

Instituição: MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Investigador(a): Paula Chainho

Data:

01-04-2025 10:00 - Ação já em curso / terminada


7952. O que nos dá a floresta

A floresta é um lugar mágico e cheio de vida! É a casa de muitos animais e plantas e dá-nos coisas muito importantes para viver. As florestas são essenciais para o nosso planeta, para além de abrigarem inúmeros seres vivos, ajudam-nos a respirar, a ter água limpa, comida e até medicamentos. Conhecer tudo o que a floresta nos dá ajuda-nos a protege-la melhor. Vamos descobrir?

Atividade gratuita

Instituição: Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c)

Investigador(a): Ana Paula Rodrigues

Data:

19-03-2025 11:15 - Ação já em curso / terminada


8017. Um gigante nos rios de Portugal: a invasão do siluro e os seus impactos nos peixes de Portugal

O siluro, ou peixe-gato-europeu, é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo atingir 2,8 metros de comprimento e 130 kg de peso. É um predator de topo que chegou aos rios Portugueses entre 2006 e 2008, tendo um enorme potencial de impacto sobre as comunidades de peixes dos nossos rios. Muitos dos peixes de água doce são únicos no mundo, muitos só existem em Portugal e na Península Ibérica (são espécies endémicas) e, infelizmente, muitas destas espécies estão ameaçadas de extinção. Nesta apresentação vamos conhecer muitos peixes nativos, residentes e migradores, e vamos perceber quais são as espécies que são mais sensíveis ao siluro no rio Tejo. Nesta apresentação, vamos conhecer melhor a biologia e o comportamento do siluro e como podemos proteger as nossas espécies do rio Tejo, no âmbito do projeto LIFE-PREDATOR.

Atividade gratuita

Instituição: MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Investigador(a): Filipe Ribeiro

Datas:

24-03-2025 11:30 - Ação já em curso / terminada

26-03-2025 09:30 - Ação já em curso / terminada


7974. Uma viagem às florestas tropicais

O que são florestas tropicais? Quem vive nelas? Será que as florestas tropicais são importantes? E, com todas as alterações os impactos têm causado nas florestas, como será que se encontram essas florestas e seus habitantes? Nesta palestra irei responder a estas questões, ilustrando diversas florestas tropicais e o seu estado de conservação, bem como ameaças causadas pela ação humana.

Atividade gratuita

Instituição: CIBIO-InBIO, Universidade do Porto

Investigador(a): Ana Filipa Palmeirim

Data:

31-03-2025 14:00 - Ação já em curso / terminada



TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.