Sobre

Sempre se perguntou como é que os cientistas conduzem as suas experiências e dão respostas sobre aquilo que nos rodeia? Gostava de conhecer cientistas de diversas áreas e perceber como é seguir essa profissão? Já ficou com aquele bichinho curioso dentro de si que mal pode esperar por experimentar algumas das técnicas que os cientistas usam no seu trabalho?

Se respondeu que sim a pelo menos uma destas perguntas, a Noite Europeia dos Investigadores é o evento ideal para marcar presença!

 

Em 2005 concretizou-se a ideia de organizar um evento em que se pudesse celebrar a ciência em várias cidades europeias em simultâneo. Desde então, a Noite Europeia dos Investigadores tem sido um evento de referência cativando, a cada edição, milhões de participantes em atividades que mobilizam milhares de investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados da sua investigação. Esta é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie,   que pretende aproximar cientistas e restante sociedade na última sexta-feira de setembro e assim partilhar um pouco o dia a dia de quem faz e produz conhecimento.

 

Através de diferentes formatos, tais como demonstrações, palestras, workshops, cafés de ciência ou visitas guiadas, a Noite Europeia dos Investigadores consegue garantir que haverá sempre um evento à sua medida para festejar a ciência e o trabalho dos cientistas!

 

A edição para o biénio 2024-2025 surge com o acrónimo EU-EMBRACES ( Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools ) - uma oportunidade para os participantes usufruírem de uma variedade de eventos online e presenciais cuja temática se centra nas missões da União Europeia com metas muito bem definidas até 2030. Das escolas às empresas, das associações científicas às ONG, todos serão chamados a contribuir através da co-criação de novas soluções, produtos e processos.O projeto dará particular importância às novas gerações e a comunidades de meios socioeconómicos desfavorecidos e minorias étnicas. Os inovadores de 2030 estão, agora, a ser educados nas escolas, com o apoio de unidades de investigação, centros de ciência, museus e outras partes interessadas na educação não formal. 

 

 

Mal pode esperar? Não se preocupe, terá a oportunidade de participar em atividades de pré-evento em todo o país para que possa celebrar a ciência mesmo antes das derradeiras noites: a 27 de setembro de 2024 e 26 de setembro de 2025.

 

 

Acima de tudo queremos:

  • Realçar a importância e o impacto da ciência na sociedade;
  • Promover a carreira de cientista junto dos mais jovens;
  • Garantir o acesso ao conhecimento e à ciencia de comunidades desfavorecidas e minorias;
  • Demonstrar em que consiste o dia a dia de um cientista e desconstruir os estereótipos associados;
  • Elucidar sobre os principais benefícios que a investigação traz à sociedade;
  • Gerar discussão e interesse sobre a ciência e o seu impacto no presente e no futuro;
  • Aumentar a confiança da população face à ciência e às entidades e pessoas que a produzem.

 

 

Em 2024 e 2025, espera-se gerar o debate em torno das Missões da União Europeia...

  • Adaptação às alterações climáticas: apoiar pelo menos 150 regiões e comunidades europeias para que se tornem resilientes às alterações climáticas;
  • Cancro: melhorar a vida de mais de 3 milhões de pessoas, através da prevenção, da cura e da possibilidade das pessoas afetadas pelo cancro, incluindo as suas famílias, viverem mais tempo e melhor;
  • Recuperar o oceano e as águas;
  • Criar 100 cidades inteligentes e com impacto neutro no clima;
  • Estabelecer um acordo sobre os solos para a Europa através de 100 laboratórios vivos para liderar a transição para solos saudáveis.
TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.