Sobre
Em 2005 concretizou-se a ideia de organizar um evento em que se pudesse celebrar a ciência em várias cidades europeias em simultâneo. Desde então, a Noite Europeia dos Investigadores tem sido um evento de referência cativando, a cada edição, milhões de participantes em atividades que mobilizam milhares de investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados da sua investigação.
Esta é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, que pretende aproximar cientistas e restante sociedade na última sexta-feira de setembro e assim partilhar um pouco o dia a dia de quem faz e produz conhecimento.
Através de diferentes formatos, tais como demonstrações, palestras, workshops, cafés de ciência ou visitas guiadas, a Noite Europeia dos Investigadores consegue garantir que haverá sempre um evento à sua medida para festejar a ciência e o trabalho dos cientistas!
A edição para o biénio 2024-2025 surge com o acrónimo EU-EMBRACES ( Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools ) - uma oportunidade para os participantes usufruírem de uma variedade de eventos online e presenciais cuja temática se centra nas missões da União Europeia com metas muito bem definidas até 2030. Das escolas às empresas, das associações científicas às ONG, todos serão chamados a contribuir através da co-criação de novas soluções, produtos e processos. O projeto dará particular importância às novas gerações e a comunidades de meios socioeconómicos desfavorecidos e minorias étnicas. Os inovadores de 2030 estão, agora, a ser educados nas escolas, com o apoio de unidades de investigação, centros de ciência, museus e outras partes interessadas na educação não formal.
Mal pode esperar?
Não se preocupe, terá a oportunidade de participar em atividades de pré-evento em todo o país para que possa celebrar a ciência mesmo antes da derradeira noite:
26 de setembro de 2025.
Acima de tudo queremos

Adaptação às alterações climáticas
apoiar pelo menos 150 regiões e comunidades europeias para que se tornem resilientes às alterações climáticas
Cancro
melhorar a vida de mais de 3 milhões de pessoas, através da prevenção, da cura e da possibilidade das pessoas afetadas pelo cancro, incluindo as suas famílias

