Encontro com o Investigador online

Campanha disponível para as escolas de 20 a 24 de Setembro

Inscreva-se já




De:
Até:

Listagem de Acções


Faculdade de Ciências e Tecnologia & Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, Universidade dos Açores

931. Água subterrânea e sociedade: pressões e respostas em tempos de mudança climática

, ,

Propõe-se uma viagem ao universo da água subterrânea, desde o interior da Terra aos ecossistemas associados às nascentes, com o objetivo de não só sublinhar os principais problemas que podem decorrer da degradação deste recurso, assim como salientar a urgência da adoção de políticas adequadas que promovam a sua valorização.

A água subterrânea constitui um recurso natural com importância estratégica em muitos países ou regiões, o que se reflete nas múltiplas virtualidades associadas aos diferentes usos e propriedades naturais. Contudo, em resultado do desenvolvimento socioeconómico e da mudança global, exige-se uma maior atenção para a respetiva proteção e gestão. Com efeito, a poluição com origem humana, em particular a poluição agrícola, associada à sobre-exploração, comportam um impacte relevante sobre a qualidade da água subterrânea, que no limite pode inviabilizar a sua utilização.

A emergência das alterações climáticas, com múltiplos impactes significativos sobre diversos domínios, também pode acarretar consequências negativas sobre os recursos hídricos subterrâneos, como por exemplo a redução da recarga dos aquíferos. Outro exemplo corresponde ao aumento da intrusão salina em aquíferos costeiros, resultante do avanço do mar, com a degradação da qualidade da água subterrânea devido à salinização, o que se salienta devido ao facto de se observar uma tendência global de povoamento nas áreas litorais.

Actividade gratuita

Instituição: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, Universidade dos Açores

Investigador(a): José Virgílio Cruz

Data:

21-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada




Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.