Encontro com o Investigador online

Campanha disponível para as escolas de 20 a 24 de Setembro

Inscreva-se já




De:
Até:

Listagem de Acções


IGOT, Universidade de Lisboa

929. Vamos falar de Alterações Climáticas através da música

, ,

Transformar a informação científica em sons e música é uma nova forma de comunicar ciência. A sonificação, ou “turning data into sound” (termo ainda pouco conhecido na língua portuguesa), é o processo de transformar os dados numéricos em sons, de modo a transmitir uma história, não só ao público em geral, mas também aos especialistas. Esta técnica enquadra-se na tendência mais alargada de efetivar a comunicação de ciência através de recursos digitais. O crescimento das técnicas de processamento de grandes volumes de dados, inteligência artificial para reconhecimento de padrões, e recursos digitais para comunicação de resultados, permitem hoje processar informação com elevado nível de complexidade, traduzindo-a em imagens, sons, sequências de cor, forma, tamanho, tom ou volume, que expressam variáveis, grandezas ou até emoções.
As Alterações Climáticas (AC), especialmente o aquecimento da atmosfera terrestre e dos oceanos provocado pelas excessivas emissões antropogénicas de gases de efeito de estufa (GEE), estão na ordem do dia. O aumento comprovado de fenómenos meteorológicos e climáticos extremos (tempestades, inundações, ondas de calor, secas, etc.), obrigará as sociedades humanas, para não sofrerem consequências muito graves, a mitigar os seus impactes mais adversos e a adaptarem-se, com enormes custos na economia mundial, nos ecossistemas e também na saúde humana.
As AC de causas antropogénicas não são só um problema para o futuro, mas sim uma realidade que temos vindo a observar há dezenas de anos. Por esse motivo é necessário encontrar novas formas de alertar os cidadãos para a os problemas que surgem e que estão a transformar rapidamente as sociedades humanas. A comunidade científica, para além de documentar as AC, tem vindo desde cedo a comunicar a urgência de uma resposta concertada, global e premente. Recentemente, esse sentido de urgência e ameaça tem-se alargado à comunidade em geral, ainda que os compromissos políticos permaneçam muito conservadores e heterogéneos em alterar o ‘’status quo’’. Por esse motivo, traduzir as AC de forma ‘emocionalmente legível’ continua a ser um propósito oportuno e pertinente.
Nesta atividade irão ser apresentados vários vídeos com exemplos de música composta a partir de dados climáticos para discutir conceitos (Alterações Climáticas, Variabilidade Climática), eventos de calor extremo nos oceanos (Marine Heat Waves) e até propor medidas de adaptação ao calor nas cidades. As composições reproduzem técnicas mais tradicionais de construção musical, mas também com recurso a Inteligência Artificial.

Actividade gratuita

Instituição: IGOT, Universidade de Lisboa

Investigador(a): António Saraiva Lopes

Datas:

23-09-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada

24-09-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada




Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.