A avaliação de sistemas agrícolas tem vindo a ganhar destaque e importância, nomeadamente no combate às alterações climáticas, perda de nutrientes e uso de solo. Nesse sentido a avaliação de diferente sistemas de produção em combinação com diferentes alternativas de dieta humana é fundamental para a redução do impacto de alimentar a população mundial em 2050. Esse objetivo será apenas alcançado através de investimentos em inovação e eficiência na produção agrícola e animal, com redução do desperdício alimentar, diversificação de fontes de fertilizante orgânico e o recurso a energias renováveis. Nesse sentido, têm sido também desenvolvidas ferramentas para a melhoria das praticas agrícolas em Portugal, utilizando novas tecnologias como a combinação de inteligência artificial (machine learning) com dados de deteção remota.
Actividade gratuita
Instituição: Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
Investigador(a): Tiago Morais
Datas:
21-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada
21-09-2021 12:00 - Acção já em curso / terminada
As Soluções Baseadas na Natureza (SBN) são tecnologias que reproduzem processos naturais, sendo construídas para desempenhar diversas funções em diferentes contextos, entre eles a gestão da água em meio urbano.
Uma parte destas tecnologias é aplicada ao nível da cidade, para controlo de águas pluviais, como a construção de bacias de retenção e trincheiras de infiltração, ou ao nível do edifício, como as coberturas e paredes verdes, para aproveitamento de águas pluviais e reutilização de águas cinzentas (águas de lavatórios e duches).
Uma das principais vantagens das SBN são os benefícios adicionais que trazem para além da função para a qual são desenhadas. Entre eles incluem-se a promoção da biodiversidade, devido à criação de áreas verdes em meio urbano, e a redução do consumo energético em edifícios, devido à proteção térmica que oferecem, por exemplo, as coberturas verdes.
No Instituto Superior Técnico está a ser implementado o Projecto Pensar Verde, que inclui a demonstração de algumas destas tecnologias, como as paredes e coberturas verdes, incluindo também um prado biodiverso e uma horta, numa visão integrada de aproveitamento de recursos e promoção da biodiversidade.
Actividade gratuita
Instituição: Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
Investigador(a): Ana Fonseca Galvão
Data:
24-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada
Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.