Encontro com o Investigador online

Campanha disponível para as escolas de 20 a 24 de Setembro

Inscreva-se já




De:
Até:

Listagem de Acções


Centre for Functional Ecology, Universidade de Coimbra

919. Efeitos das alterações climáticas em organismos marinhos e dos estuários (peixes, plâncton)

, ,

Os impactos das alterações climáticas nos organismos marinhos podem ser observados a vários níveis, tais como deslocação de espécies para outros locais, bem como alterações na disponibilidade de alimento, no recrutamento, nos processos reprodutivos e nos padrões de migração. De facto, os organismos que vivem nos estuários e zonas costeiras encontram-se entre aqueles que os cientistas prevêem que serão mais suscetíveis aos impactos das alterações climáticas, devido às características intrínsecas do seu ciclo de vida e do ambiente em que vivem.
Nesta conversa, serão partilhados exemplos de evidências científicas reunidas ao longo das últimas décadas e que explicitam de que modo os peixes e plâncton marinhos e estuarinos da costa Portuguesa respondem às alterações climáticas e aos seus efeitos adversos, nomeadamente subida da temperatura do mar, alteração dos padrões locais, regionais e globais de circulação atmosférica e oceânica, e eventos extremos tais como secas, cheias e ondas de calor. Conhecer estes processos em detalhe é necessário para nos preparamos antecipadamente para os efeitos das alterações climáticas nas zonas costeiras, e para desenvolver programas de gestão, mitigação e adaptação que permitam a utilização sustentável dos oceanos.

Actividade gratuita

Instituição: Centre for Functional Ecology, Universidade de Coimbra

Investigador(a): Filipe Martinho

Datas:

20-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada

20-09-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada




Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.