Encontro com o Investigador online

Campanha disponível para as escolas de 20 a 24 de Setembro

Inscreva-se já




De:
Até:

Listagem de Acções


CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro

915. Biopolímeros para aplicação em pilhas de combustível

, ,

A energia é fundamental para proporcionar conforto e mobilidade pessoal e a produção de riqueza industrial, comercial e social e proporciona igualmente. No entanto, a sua produção e o seu consumo excessivo acarretam problemas a nível económico, ecológico e mesmo social. Assim, surge a necessidade de se desenvolverem novas tecnologias de produção de energia simples, eficazes e com o mínimo impacte ambiental. As pilhas de combustível convertem energia química diretamente em energia elétrica com elevada eficiência e baixa emissão de gases poluentes. Desta forma são um exemplo das novas tecnologias de produção de energia cuja aplicação nos transportes tem tido uma ampla cobertura mediática, mas que também têm vindo a ser desenvolvidas como uma solução dita ecológica e amiga do ambiente para utilização em aplicações portáteis, tais como computadores, telemóveis e outros equipamentos multimédia, e estacionárias. A membrana polimérica é um dos componentes chave deste tipo de tecnologia dado que desempenha um papel determinante no transporte de iões. Apesar de ser considerada uma tecnologia madura, a produção deste tipo de materiais acarreta custos ambientais, sendo que demonstram também algumas limitações a nível de desempenho e custo, o que tem condicionado a sua comercialização a nível mundial. Nos últimos anos, tem-se vindo a apostar no desenvolvimento de membranas baseadas em vários polímeros de origem natural e renovável (como a celulose, quitosano, etc.) para aplicação em pilhas de combustível. Nesta apresentação pretende-se abordar o princípio de funcionamento das pilhas de combustível, bem como o trabalho desenvolvido pelo nosso grupo de investigação no âmbito desta temática.

Actividade gratuita

Instituição: CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro

Investigador(a): Paula Barbosa

Data:

24-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


914. O hidrogénio e as pilhas de combustível num sistema energético sustentável

, ,

O hidrogénio obtido por eletrólise da água recorrendo à eletricidade produzida a partir de fontes renováveis como a eólica ou a solar, pode ser novamente convertido em eletricidade numa célula de combustível, sendo dessa forma o vetor de um paradigma energético verdadeiramente sustentável. Falaremos deste ciclo virtuoso, das tecnologias envolvidas e do seu impacto societal.

Actividade gratuita

Instituição: CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro

Investigador(a): Filipe Figueiredo

Datas:

24-09-2021 12:00 - Acção já em curso / terminada

24-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada




Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.