ENCONTROS COM CIENTISTAS

ENCONTROS REALIZADOS
A caminho da sustentabilidade: Uma abordagem colaborativa para identificar os principais desafios sociais no Vale do Côa

Mónica Pinto, CITAB - Centro de Pesquisa e Tecnologia de Ciências Agroambientais e Biológicas, UTAD

A sustentabilidade envolve a capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. No contexto do Vale do Côa, isto pode incluir práticas que preservem o ambiente, promovam a utilização responsável dos recursos naturais e incentivem o desenvolvimento económico e social da comunidade.

Agrupamento de Escolas de Mêda, 21 de novembro de 2024

Agrupamento de Escolas de Mêda

Adaptação às alterações climáticas

A divisão celular e os mecanismos de regulação feedback

Susana Santos, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

Os mecanismos de controlo que determinam se as células começam a dividir-se foram explorados durante esta sessão, seguindo-se uma discussão entre estudantes e a investigadora.

Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos), 10 de dezembro de 2024

Escola Secundária João Gonçalves Zarco

Combate ao cancro

A fotossíntese e a saúde do solo

Ana Confraria, ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Através da comunicação da cientista, os participantes envolveram-se numa discussão dinâmica e informativa sobre a importância do solo para o ambiente.

Escola Básica de Miraflores (Oeiras), 26 de novembro de 2024

Escola Básica de Miraflores

Pacto para os solos

A importância da reciclagem dos nutrientes na fertilidade e saúde dos solos

Marta Reboredo, UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ao longo do tempo, a actividade humana resultou em alterações nos ciclos do azoto, fósforo e enxofre, com impactos negativos e positivos nos serviços dos ecossistemas do solo. Esta atividade teve como objetivo sensibilizar para a importância da reciclagem de nutrientes no fornecimento adequado e equilibrado destes elementos essenciais à vida.

Online, 4 de dezembro de 2024

Escola Básica Luís de Freitas Branco

Pacto para os solos

A importância das plantas no ambiente

Pedro Cardoso, Escola Superior Agrária de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém

Os estudantes aprenderam sobre como melhorar a saúde do solo e a importância das plantas no ambiente. O investigador apresentou técnicas naturais de controlo de insetos-praga em campos agrícolas e, com o auxílio de uma lupa, mostrou a vida que se esconde no solo, aproveitando para falar sobre a importância dos solos supressores.

Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves (Alcanena), 21 de novembro de 2024

Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves

Pacto para os solos

A vida complexa de um RNA mensageiro na saúde e na doença

Isabel Castro, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

Os estudantes puderam compreender melhor os mecanismos moleculares envolvidos na regulação da expressão genética e da produção de proteínas ao nível do RNA, e como estes eventos são relevantes na saúde e na doença.

Online, 3 e 12 de dezembro de 2024

Escola Básica e Secundária de Vale d'Este, Escola Portuguesa de Luanda (Angola)

Combate ao cancro

Abordagens 3D e mapeamento de sedimentos : metodologias e ferramentas

André Ferreira, GEOBIOTEC - Geobiosciências, Geoengenharia e Geotecnologias, Universidade de Aveiro

As técnicas tridimensionais são utilizadas para estudar e visualizar a distribuição e as características dos sedimentos em ambientes naturais, como rios, lagos e ambientes marinhos. Esta abordagem é importante devido à complexidade dos processos sedimentares e à necessidade de uma compreensão mais completa da dinâmica dos sedimentos em ambientes aquáticos.

Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado (Torre de Moncorvo), 18 de novembro de 2024

Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado

Pacto para os solos

All you need is love

Margarida Serra, Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET)

Os alunos puderam aprender como os cardiomiócitos e outras células cardíacas são produzidos a partir de células estaminais em quantidades relevantes e com a qualidade adequada para aplicação em Medicina Regenerativa.

Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Oeiras), 10 de outubro de 2024

Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Combate ao cancro

As células estaminais na regeneração da pele: O elixir da juventude?

Joana Miranda, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

A pele é frequentemente alvo de lesões que resultam em feridas muito difíceis de tratar, como úlceras diabéticas ou queimaduras extensas. Muitas vezes, estas feridas acabam por se tornar crónicas, pois não conseguem cicatrizar devido ao intenso ambiente inflamatório e às infeções microbiológicas. As células estaminais podem ajudar apenas a tratar feridas? E se quisermos reverter o processo de envelhecimento da pele?

Escola Secundária Fonseca Benevides (Lisboa), 9 de outubro de 2024

Escola Secundária Fonseca Benevides

Combate ao cancro

As defesas naturais das plantas contra as alterações climáticas

Edna Cabecinha e José Moutinho Pereira, CITAB - Centro de Pesquisa e Tecnologia de Ciências Agroambientais e Biológicas, UTAD

Num cenário de alterações climáticas, a resiliência das plantas às condições adversas daí resultantes, sobretudo durante o verão, é crucial para a sua sobrevivência e para a ocupação de territórios com elevada aridez. Os alunos exploraram as adaptações morfológicas e anatómicas que as espécies desenvolveram ao longo de milhares de anos.

Agrupamento de Escolas Tenente-Coronel Adão Carrapatoso (Vila Nova de Foz Côa), 27 de novembro de 2024

Agrupamento de Escolas Tenente-Coronel Adão Carrapatoso

Adaptação às alterações climáticas

As drogas e o cérebro: põe-te a milhas das pastilhas

Teresa Summavielle , i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

O encontro centrou-se nas consequências da adoção de comportamentos de risco relacionados com as drogas, em que os alunos foram sensibilizados para os problemas de saúde associados ao consumo de drogas, nomeadamente no que diz respeito aos efeitos no cérebro.

Escola Básica Dr. José Domingues dos Santos (Lavra), 11 de dezembro de 2024

Escola Básica Dr. José Domingues dos Santos

Combate ao cancro

As melhores amigas do solo

Ana Maria Coimbra, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Esta sessão abordou os aspectos da biologia e ecologia das minhocas e a sua atividade como engenheiras ecológicas, que é fundamental para preservar a qualidade e a saúde do solo.

Online, 5 e 6 de dezembro de 2024

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola, Escola Básica 2,3 José Cardoso Pires, Escola Básica Salgueiro Maia

Pacto para os solos

Biomateriais como 'armas' contra infeções bacterianas.

Paula Parreira, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

O encontro com a investigadora foi dedicado ao tema dos biomateriais e à investigação científica que tem vindo a ser desenvolvida para implementar o seu uso contra as infeções bacterianas.

Colégio São José de Bairros (Lousada), 2 de dezembro de 2024

Colégio São José de Bairros

Combate ao cancro

Cadeias alimentares aquáticas

Sofia Tomé, CITAB - Centro de Pesquisa e Tecnologia de Ciências Agroambientais e Biológicas, UTAD

Este evento foi uma oportunidade única para os alunos explorarem o funcionamento dos ecossistemas aquáticos e a importância das interações entre os diferentes organismos.

Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, 19 de novembro de 2024

Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira

Restaurar as águas e o oceano

Células Estaminais: Os Super-Heróis da Regeneração (Mas Até Eles Envelhecem!)

Hugo Fernandes, Universidade de Coimbra

As células estaminais são fundamentais para a medicina regenerativa, sendo estudadas para tratar diversas doenças e lesões. No entanto, o envelhecimento reduz a capacidade regenerativa das células estaminais, o que contribui para o declínio das funções corporais.

Biblioteca Municipal de Cantanhede, 28 de outubro de 2024

Escola Secundária Garcia da Orta

Combate ao cancro

Como é que as células estaminais podem ajudar as dores nas costas?

Raquel Gonçalves, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Porque é que as nossas costas doem? O que são discos intervertebrais? Temos células estaminais nas nossas costas? Como podem as células estaminais contribuir para resolver a dor nas costas? Neste seminário, os alunos aprenderam mais sobre o papel das células estaminais na dor nas costas, a principal causa de incapacidade física no mundo.

Online, 9 de outubro de 2024

Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre

Combate ao cancro

Como editar o manual de instruções das células estaminais?

Catarina Milheiro, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

O genoma de uma célula contém toda a informação sobre o que a célula deve ou não produzir e como o fazer. Se o manual de instruções das células estaminais apresentar defeitos de fabrico ou alterações ao longo do tempo, podem surgir doenças. Para combater isto, podemos editar o manual de instruções e alterar o comportamento das células estaminais. Mas como?

Online, 9 de outubro e 14 de novembro de 2024

Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre, Escola Básica e Secundária de Vila Cova

Combate ao cancro

Coração renovado: A magia das células estaminais

Diana Nascimento, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Nesta atividade, os alunos exploraram o mundo das células estaminais, com foco no que são as células estaminais, os diferentes tipos, como as células estaminais embrionárias e as células estaminais adultas, e como podem ser utilizadas em diversos tratamentos.

Escola Secundária Garcia da Orta (Porto), 9 de outubro de 2024

Escola Secundária Garcia da Orta

Combate ao cancro

Da estrutura 3D à função da proteína - PhasAGE

Joana Saavedra, Joana Santos, Filipa Castro, Patrícia Gonçalves, Pedro Pereira, Sandra Ribeiro, Sofia Figueiredo, Tatiana Kellen, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

A atividade proporcionou aos alunos conhecimentos científicos e técnicos para melhor compreender a relação entre a estrutura das proteínas e a sua função na célula. Através de uma abordagem prática, foram apresentados conceitos básicos sobre a correlação entre a sequência de aminoácidos e a respetiva estrutura e função das proteínas.

Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis (Porto), 26 de novembro e 3 de dezembro de 2024

Escola Secundária Augusto Gomes (Matosinhos), 9 de dezembro de 2024

Escola Básica Dr. Manuel Laranjeira (Espinho), 10 de dezembro de 2024

Colégio Salesianos do Porto, 12 de dezembro de 2024

Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis, Escola Secundária Augusto Gomes, Escola Básica Dr. Manuel Laranjeira, Colégio Salesianos do Porto

Combate ao cancro

Das células estaminais intestinais a 'mini-intestinos' - um modelo para estudar o cancro

Bruno Pereira, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

Com a utilização de células estaminais, é possível ter “avatares” biológicos de diferentes órgãos, incluindo o intestino, em laboratório. Durante o encontro foi explicado como surgiram os modelos celulares e a sua importância no contexto intestinal, particularmente no estudo do cancro do cólon.

Online, 9 de outubro de 2024

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Aveiro), 10 de outubro de 2024

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Escola Básica 2,3 José Cardoso Pires

Combate ao cancro

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