ENCONTROS COM CIENTISTAS
A caminho da sustentabilidade: Uma abordagem colaborativa para identificar os principais desafios sociais no Vale do Côa
Mónica Pinto, CITAB - Centro de Pesquisa e Tecnologia de Ciências Agroambientais e Biológicas, UTAD
A sustentabilidade envolve a capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. No contexto do Vale do Côa, isto pode incluir práticas que preservem o ambiente, promovam a utilização responsável dos recursos naturais e incentivem o desenvolvimento económico e social da comunidade.
Agrupamento de Escolas de Mêda, 21 de novembro de 2024
Agrupamento de Escolas de Mêda
Adaptação às alterações climáticas
À descoberta do Cérebro
Cátia Reis, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Neurocientistas partilharam o seu trabalho e curiosidades sobre o Cérebro e a Ciência. Foram incluídos diversos temas, que podem ir desde conceitos mais gerais a descobertas recentes na área.
Escola "Avé-Maria" (Lisboa), 13 de março de 2025
Escola "Avé-Maria"
Combate ao cancro
À descoberta do Cérebro
Catarina Cavaleiro, Patricia Fraga e Beatriz Vieira da Silva, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Neurocientistas partilharam o seu trabalho e curiosidades sobre o Cérebro e a Ciência. Foram incluídos diversos temas, que podem ir desde conceitos mais gerais a descobertas recentes na área.
Escola Básica do Bom Sucesso (Vila Franca de Xira), 13 de março de 2025
Escola Básica do Bom Sucesso
Combate ao cancro
À descoberta do Cérebro
Mariana Sottomayor, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Neurocientistas partilharam o seu trabalho e curiosidades sobre o Cérebro e a Ciência. Foram incluídos diversos temas, que podem ir desde conceitos mais gerais a descobertas recentes na área.
Escola Básica Fernando Pessoa (Lisboa), 13 de março de 2025
Escola Básica Fernando Pessoa
Combate ao cancro
À descoberta do Cérebro
Joana Ribeiro, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Neurocientistas partilharam o seu trabalho e curiosidades sobre o Cérebro e a Ciência. Foram incluídos diversos temas, que podem ir desde conceitos mais gerais a descobertas recentes na área.
Escola Básica Luísa Todi (Setúbal), 13 de março de 2025
Escola Básica Luísa Todi
Combate ao cancro
À descoberta do Cérebro
Ricardo Viais e Cláudia Miranda, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Neurocientistas partilharam o seu trabalho e curiosidades sobre o Cérebro e a Ciência. Foram incluídos diversos temas, que podem ir desde conceitos mais gerais a descobertas recentes na área.
Escola Básica José Cardoso Pires (Amadora), 13 de março de 2025
Escola Básica José Cardoso Pires
Combate ao cancro
À descoberta do cérebro
Margarida Castro Caldas, Instituto de Investigação do Medicamento - iMed.Ulisboa
Com esta atividade pretendeu-se alargar o conhecimento dos jovens estudantes sobre o funcionamento do cérebro humano, bem como divulgar os progressos e benefícios da investigação científica na área das neurociências.
Escola Profissional de Ciências Geográficas (Lisboa), 11 de março de 2025
Escola Profissional de Ciências Geográficas
Combate ao cancro
À descoberta do cérebro
Margarida Castro Caldas, Instituto de Investigação do Medicamento - iMed.Ulisboa
Com esta atividade pretendeu-se alargar o conhecimento dos jovens estudantes sobre o funcionamento do cérebro humano, bem como divulgar os progressos e benefícios da investigação científica na área das neurociências.
Escola Secundária Pedro Nunes (Lisboa), 11 de março de 2025
Escola Secundária Pedro Nunes
Combate ao cancro
A divisão celular e os mecanismos de regulação feedback
Susana Santos, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Os mecanismos de controlo que determinam se as células começam a dividir-se foram explorados durante esta sessão, seguindo-se uma discussão entre estudantes e a investigadora.
Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos), 10 de dezembro de 2024
Escola Secundária João Gonçalves Zarco
Combate ao cancro
A fotossíntese e a saúde do solo
Ana Confraria, ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier
Através da comunicação da cientista, os participantes envolveram-se numa discussão dinâmica e informativa sobre a importância do solo para o ambiente.
Escola Básica de Miraflores (Oeiras), 26 de novembro de 2024
Escola Básica de Miraflores
Pacto para os solos
A Geografia como ciência multidimensional na adaptação às alterações climáticas
Hélder Lopes, Universidade do Minho
Os estudantes conversaram com o cientista sobre o papel da Geografia na adaptação às alterações climáticas, através de estudos cientificos e comportamentais das populações.
Escola Básica Francisco Sanches (Braga), 24 de fevereiro de 2025
Escola Básica Francisco Sanches
Adaptação às alterações climáticas
A importância da reciclagem dos nutrientes na fertilidade e saúde dos solos
Marta Reboredo, UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Ao longo do tempo, a actividade humana resultou em alterações nos ciclos do azoto, fósforo e enxofre, com impactos negativos e positivos nos serviços dos ecossistemas do solo. Esta atividade teve como objetivo sensibilizar para a importância da reciclagem de nutrientes no fornecimento adequado e equilibrado destes elementos essenciais à vida.
Online, 4 de dezembro de 2024
Escola Básica Luís de Freitas Branco
Pacto para os solos
A importância das plantas no ambiente
Pedro Cardoso, Escola Superior Agrária de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém
Os estudantes aprenderam sobre como melhorar a saúde do solo e a importância das plantas no ambiente. O investigador apresentou técnicas naturais de controlo de insetos-praga em campos agrícolas e, com o auxílio de uma lupa, mostrou a vida que se esconde no solo, aproveitando para falar sobre a importância dos solos supressores.
Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves (Alcanena), 21 de novembro de 2024
Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves
Pacto para os solos
A importância das zonas húmidas estuarinas e os desafios para a sua preservação
Vânia Freitas, CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
Nesta conversa, foi explorada a diversidade biológica dos estuários, bem como as suas múltiplas funções e serviços, e destacadas as principais ameaças que enfrentam, sublinhando a importância de proteger, restaurar e conservar estas áreas de grande relevância. Os temas foram ilustrados com exemplos de estudos realizados nos estuários do Minho, Lima e Douro, no norte de Portugal.
Online, 7 de fevereiro de 2025
Agrupamento de Escolas D. Dinis, Escola Secundária Poeta António Aleixo e Escola Básica Mouzinho da Silveira
Restaurar as águas e o oceano
A importância das zonas húmidas estuarinas e os desafios para a sua preservação
Vânia Freitas, CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
Nesta conversa, foi explorada a diversidade biológica dos estuários, bem como as suas múltiplas funções e serviços, e destacadas as principais ameaças que enfrentam, sublinhando a importância de proteger, restaurar e conservar estas áreas de grande relevância. Os temas foram ilustrados com exemplos de estudos realizados nos estuários do Minho, Lima e Douro, no norte de Portugal.
Online, 7 de fevereiro de 2025
Agrupamento de Escolas D. Dinis, ES Poeta António Aleixo
Restaurar as águas e o oceano
A importância dos estuários para os peixes: a corvina e o estuário do Tejo
Bernardo Quintella, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
O estuário do Tejo é considerado habitat crítico para várias espécies de peixes. A corvina-legítima é um bom exemplo de uma espécie que depende do estuário do Tejo, onde se alimenta e reproduz, ao longo de todo o seu ciclo de vida. Paralelamente, é no estuário do Tejo que se concentram cerca de 70% das capturas de corvina-legítima em todo o território nacional. Nesta apresentação foi destacada a importância dos estuários para os peixes, exemplificando com os trabalhos direcionados à corvina-legítima no estuário do Tejo.
Online, 5 de fevereiro de 2025
Escola Básica Padre Alberto Neto e Agrupamento de Escolas Álvaro Velho
Restaurar as águas e o oceano
A importância dos estuários para os peixes: a corvina e o estuário do Tejo
Bernardo Quintella, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
O estuário do Tejo é considerado habitat crítico para várias espécies de peixes. A corvina-legítima é um bom exemplo de uma espécie que depende do estuário do Tejo, onde se alimenta e reproduz, ao longo de todo o seu ciclo de vida. Paralelamente, é no estuário do Tejo que se concentram cerca de 70% das capturas de corvina-legítima em todo o território nacional. Nesta apresentação foi destacada a importância dos estuários para os peixes, exemplificando com os trabalhos direcionados à corvina-legítima no estuário do Tejo.
Online, 5 de fevereiro de 2025
Escola Básica e Secundária de Campo
Restaurar as águas e o oceano
A vida complexa de um RNA mensageiro na saúde e na doença
Isabel Castro, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
Os estudantes puderam compreender melhor os mecanismos moleculares envolvidos na regulação da expressão genética e da produção de proteínas ao nível do RNA, e como estes eventos são relevantes na saúde e na doença.
Online, 3 e 12 de dezembro de 2024
Escola Básica e Secundária de Vale d'Este, Escola Portuguesa de Luanda (Angola)
Combate ao cancro
Abordagens 3D e mapeamento de sedimentos : metodologias e ferramentas
André Ferreira, GEOBIOTEC - Geobiosciências, Geoengenharia e Geotecnologias, Universidade de Aveiro
As técnicas tridimensionais são utilizadas para estudar e visualizar a distribuição e as características dos sedimentos em ambientes naturais, como rios, lagos e ambientes marinhos. Esta abordagem é importante devido à complexidade dos processos sedimentares e à necessidade de uma compreensão mais completa da dinâmica dos sedimentos em ambientes aquáticos.
Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado (Torre de Moncorvo), 18 de novembro de 2024
Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado
Pacto para os solos
Águas ácidas de mina uma preocupação ambiental: Tratamento, desafios e oportunidades
Maria Clara Costa, CCMAR - Centro de Ciências do Mar
Muitas das minas foram encerradas, resultando em sérios problemas ambientais que incluíram a geração de águas ácidas cujo impacto ambiental não pode ser ignorado. Esta apresentação abordou várias estratégias de tratamento, os seus desafios, mas também a procura de soluções para a valorização destas águas através da sua utilização como um recurso de metais a ser explorado.
Online, 3 de fevereiro de 2025
Escola Básica D. Carlos I, Escola Básica Marcelino Mesquita, Escola Secundária Fundão, Escola Básica Sertã e Escola Básica Aver-o-Mar
Restaurar as águas e o oceano