No Vale do Côa descobrimos uma imensa galeria de arte ao ar livre que começou a ser gravada, pelo talentoso artista do Paleolítico, há quase 30 mil anos. Brindámos a dois Patrimónios da UNESCO e no mesmo dia descemos rios, serpenteámos montes e vales, e renascemos no maior túnel de voo da Península Ibérica; de olhos fixos no céu azul escoltámos o planar da águia e do britango a caminho de África; agradecemos o silêncio de castelos com torres, e de torres com amêndoas; subimos a miradouros sagrados e esgravatámos todas as épocas da história humana.
O Museu constitui-se como o portal que permitirá aos visitantes começar a descobrir a arte rupestre dos vales do Côa e do Douro. O Museu é também um centro de acolhimento para investigadores que desejam estudar o Côa aproveitando a maior biblioteca nacional dedicada à arte rupestre.Os conteúdos abordados são relevantes para várias áreas do saber. Não apenas para a História, a Geografia ou os Estudos Artísticos mas também para a Geologia, a Biologia ou a Comunicação e Imagem.
Rua do Museu, 5150-620 Vila Nova de Foz Côa | Telefone: +351 279 768 260
21-09-2021
Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.