Situado na zona do Pinhal Interior Sul, distrito de Castelo Branco, o tema deste Centro Ciência Viva só poderia ser o da "Floresta", dada a densidade florestal do concelho: 80.7%, correspondente a uma área de 319,2 km2.
O edifício foi inspirado no corte transversal de um pinheiro, pelo que todos os seus espaços respeitam a forma circular. Está rodeado por um arboreto onde existe um circuito denominado por “Floresta de Ciência”, que permite o contacto com a natureza através da exploração de vários módulos científicos. A ideia da floresta como fonte de conhecimento é o objectivo principal deste Centro. As actividades experimentais e as exposições desenvolvidas salientam a necessidade de uma actualização contínua do conhecimento científico e tecnológico para uma gestão eficaz do meio ambiente.
Conhecer a contribuição da floresta para a manutenção da qualidade do ar e o equilíbrio global da atmosfera, observar os incêndios florestais e as medidas para a sua prevenção, e conhecer o ciclo da água e a sua relação com a protecção e a erosão do solo, são algumas das descobertas da visita à exposição permanente. Ciência à la carte, oficinas temáticas, cafés de ciência, cursos de formação, conferências e contos na floresta fazem parte da programação regular.
Estrada Nacional 241, Moitas, 6150-345 Proença-a-Nova | Telefone: +351 274 670 220
Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.