Centro Ciência Viva de Bragança



...

...

...

O edifício sede do Centro Ciência Viva de Bragança nasce de uma antiga central hidroeléctrica instalada na margem esquerda do rio Fervença, junto a uma queda de água, e está integrado numa paisagem excepcional. É possível visitar uma nova e moderna microcentral que produz parte da energia consumida. O Centro inclui também a Casa da Seda, instalada num antigo moinho, na zona ribeirinha onde se localizavam tinturarias. Nela se pode compreender o ciclo de vida do bicho-da-seda e conhecer a indústria de produção artesanal da seda, outrora de grande importância para a economia local.

A construção do edifício principal integra soluções inovadoras para climatizar o ambiente interior economizando energia, já que incorpora um conjunto de sistemas que aproveitam a fonte natural da energia solar para arrefecimento e aquecimento. A monitorização da gestão energética pode ser seguida em tempo real. A energia, nas suas várias formas, a sua transformação e fontes renováveis e o impacto das acções humanas no planeta são os  temas centrais. O Centro oferece também um leque variado de actividades desde cafés de ciência, a workshops, festas de aniversário e oficinas científicas. 

 

Rua do Beato Nicolao Dinis, 5300-130 Bragança | Telefone: + 351 273 313 169

http://braganca.cienciaviva.pt/



Iniciativas Pré-Evento



Evento NEI, 24 de setembro



Ver Programa NEI
Bragança, 24 de setembro

Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.