Investigadores

Luísa Schmidt

Luísa Schmidt

Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais


Socióloga, investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), integra o Comité Científico do Programa Doutoral em ‘Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável’ e o Grupo de Investigação ‘Ambiente, Território e Sociedade’, tendo criado o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, que coordena, desenvolvendo projectos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente. Destaque para a criação e coordenação de um sítio-web pioneiro de divulgação ambiental e científica (“Ecoline - Conhecer Mais para Mudar Melhor”). É também membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Working Group for Sustainable Development no âmbito dos European Environment and Sustainable Development Advisory Council e também do Conselho Geral da Associação Portuguesa de Energias Renováveis. É fundadora e membro da Rede Internacional Energia & Sociedade, e membro da Rede de Língua Portuguesa de Educação Ambiental e da Fundação Ibérica da Nova Cultura da Água.

Autora de 19 livros e editora de 6 livros, 61 capítulos de livro e 50 artigos peer-reviewed. As suas publicações centram-se em: políticas climáticas e dimensões sociais das alterações climáticas; valores, práticas e representações sociais do Ambiente; educação para o desenvolvimento sustentável; problemas sociais sobre a gestão da energia, incluindo a pobreza energética; análise mediáticas das questões ambientais e das alterações climáticas; participação pública e processos de adaptação climática.

Em 2016 recebeu o Prémio Ciência Viva Media da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ministério da Ciência).


Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.