Ana Sofia Fernandes

Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS)

Ana Sofia Fernandes é licenciada em Ciências Farmacêuticas, em 2004, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde também obteve o grau de Doutor em Farmácia na especialidade de Toxicologia, em 2010. Em 2018 obteve o título de European Registered Toxicologist. É professora associada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) desde 2008, leccionando diversas unidades curriculares no âmbito da Toxicologia e Farmacologia. É também investigadora e Diretora Científica para a Inovação do CBIOS (Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona), onde coordena o laboratório de Farmacologia e Mecanismos Moleculares. O seu principal foco de investigação é o estudo do impacto de moduladores redox na etiologia e progressão tumoral. Neste âmbito, tem estudado os efeitos de diversos compostos sintéticos e de origem natural, incluindo biactivos alimentares, em processos celulares relacionados com o desenvolvimento tumoral e com o processo metastático. É autora de mais de 70 artigos científicos e coordena várias iniciativas de formação avançada, nomeadamente na área da Cultura Celular e da Migração Celular. Está envolvida em redes científicas internacionais, concretamente como delegada nacional em Ações COST.