Daniela Rato

Universidade de Lisboa, Instituto Dom Luiz & Geologia

Daniela Rato Licenciada em Geologia no Ramo de Geologia Aplicada e do Ambiente e Mestre em Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Em 2018 ingressou no Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, após completar o primeiro ano curricular fez uma pausa na sua investigação. Actualmente é Investigadora no Departamento de Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da FCUL no projecto INCCA - Adaptação Integrada às Alterações Climáticas para Comunidades Resilientes e aluna no Mestrado de Comunicação de Ciência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH UNL).

O litoral sempre foi o foco da sua investigação, tendo trabalhando no projecto ReDuna, programa de monitorização da duna de São João da Caparica, e é voluntária no laboratório OLO - Observatório de Literacia Oceânica.

O estudo dos ambientes costeiros foi a sua motivação para se candidatar ao doutoramento e foi nesse âmbito que ficou sensibilizada para a componente humana/social que está presente nos ambientes naturais e que é igualmente importante de ser trabalhada e estudada. Trabalhar e capacitar as comunidades costeiras é o novo desafio que pretende abraçar pois acredita que uma abordagem integrada e interdisciplinar das várias áreas das ciências sociais e naturais são o meio para tornar os habitantes das zonas costeiras em agentes da mudança, resiliência e adaptação.