Patricia Rodríguez-González

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO)

Patricia María Rodríguez González desenvolve a sua atividade de investigação no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa, sobre a ecologia de ecossistemas ribeirinhos e húmidos, tendo-se dedicado à caracterização, modelação, avaliação e monitorização da vegetação ripícola. As linhas de investigação atuais centram-se i) no estudo das respostas da vegetação ripícola a fatores abióticos (por exemplo, hidroclimáticos), e bióticos (invasões biológicas, doenças emergentes), a diferentes escalas espaciais, utilizando abordagens funcionais (ecologia funcional, dendroecologia, ecohidrologia), e ii) na aplicação destes conhecimentos ao restauro ecológico de ecossistemas fluviais. Interessa-se também pelo desenvolvimento de novas abordagens em educação e transferência de conhecimento científico. Fora do âmbito académico colaborou com a administração pública na implementação nacional das Diretivas Quadro da Água, Diretiva Hábitats e Convenção de Ramsar.