Filipe Dias

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO)

Filipe Dias é um ecologista especializado no desenvolvimento e aplicação de métodos quantitativos para a resolução de problemas em ecologia e biologia da conservação. Durante o seu Ph.D. e PostDoc, trabalhou com mecanismos alternativos de conservação em florestas de sobreiro, tais como certificação florestal e pagamentos por serviços dos ecossistemas. Mais recentemente, interessou-se pela análise de padrões ecológicos a diferentes escalas espaciais. Tem uma sólida formação tanto em estatística frequencista como em estatística Bayesiana e em sistemas de informação geográfica. Tem também uma experiência considerável no terreno, tendo passado um tempo significativo a analisar padrões de vegetação mediterrânica, a integridade ecológica de rios, e a ecologia espacial de mamíferos e aves. Fora do meio académico, tem trabalhado como consultor sobre biodiversidade e serviços ecossistémicos para a WWF Portugal e a WWF Mediterrâneo.