Investigadores

Mariana Sottomayor

Mariana Sottomayor

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO) e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Mariana Sottomayor é docente no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto onde leciona maioritariamente aulas de Biologia Celular e Fisiologia das Plantas. Desenvolve a sua atividade de investigação no BIOPOLIS/CIBIO-InBIO e o seu maior interesse científico é a extraordinária plasticidade metabólica das plantas, que inclui produtos naturais com inúmeras aplicações, nomeadamente medicinais. Está também envolvida em projetos de caracterização da biodiversidade de espécies vegetais de cultivo. Atualmente está particularmente ativa na organização de iniciativas para o restauro de ecossistemas e tudo o que sejam atividades de divulgação que contribuam para aumentar a sensibilidade para a proteção e conservação da natureza, e para a luta contra as alterações climáticas.


Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.