Investigadores

Patrícia Cordeiro

Patrícia Cordeiro

Laboratório Colaborativo Montanhas de Inovação (MORE)


Socióloga, formada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, concluiu a licenciatura com o seminário em "Práticas, Dinâmicas e Políticas Culturais"(2006). Frequentou o Mestrado em Gestão Cultural na Universidade de Barcelona (70/90 ECTS), e através do programa Erasmus, a Universidade de Bolonha (2009). Tem formação em Inventário do Património Cultural Imaterial pela DGPC/Universidade Aberta.

Elaborou o pedido de inscrição da Festa de Carnaval dos Caretos de Podence, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (Matriz-INPCI), bem como o da candidatura do Carnaval de Podence à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). Concluiu recentemente a elaboração de dois pedidos de inventário de PCI: a proposta de inscrição dos cuscos (couscous) de Bragança para a Câmara Municipal de Bragança, e da Festa dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estevão de Torre Dona Chama no âmbito do Programa Tradições da Fundação EDP.  Desenhou as ações do Plano de Salvaguarda do Carnaval de Podence e acompanha a sua implementação no âmbito de um projeto financiado pelo Programa Valorizar de que é promotora Desteque - Associação de Municípios da Terra Quente. Participou no Projeto Nacional de Investigação CREATOUR - "Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais" e é responsável pela integração dos "cuscos" de Bragança no projeto "Onde Fica o Melhor do Mediterrâneo" dinamizado pela Rede da Dieta Mediterrânica. Foi consultora externa da IPI Consulting Network para a qual desenvolveu a candidatura das Práticas e Manifestações do Culto a Nossa Senhora da Nazaré à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO) atualmente em avaliação pela Comissão Nacional da UNESCO. Tem participado em conferências e seminários relacionados com as temáticas do património cultural imaterial, as tradições festivas, a gastronomia, e o turismo. É técnica de património, turismo e bem-estar no Laboratório Colaborativo MORE - Montanhas de Investigação em Bragança www.morecolab.pt e aluna de doutoramento em Medias Digitais na FEUP.


Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.