Investigadores

Pedro Tarroso

Pedro Tarroso

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO)


Pedro Tarroso é investigador no CIBIO-InBIO, no grupo BIODESERTS – Biodiversidade de Desertos e Regiões Áridas –, onde estuda a relação do espaço e do tempo com a evolução dos padrões de biodiversidade na Europa e no norte da África.

A partir de amostras de pólen fóssil conseguiu reconstruir as condições climáticas passadas da Península Ibérica e estudar a dinâmica de distribuição de espécies desde então. Desenvolveu estudos de conservação em vários parques naturais em Portugal, sobretudo relacionados com o muito ameaçado lince-ibérico. Atualmente está a trabalhar num projeto que prevê a integração de dados moleculares e espaciais de distribuição a níveis inter e intraespecíficos com vista à delineação de planos de conservação para a herpetofauna ibérica. Através da sua investigação, espera poder contribuir para aumentar o conhecimento geral sobre biodiversidade, e obter dados que possam ser aplicados na preservação da natureza.


Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.