Rita Vilaça

Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)

Fascinada desde criança pelo mundo que nos rodeia e por compreender o funcionamento do corpo humano, Rita Vilaça não hesitou em licenciar-se em Bioquímica, tirar um Mestrado também em Bioquímica e prosseguir uma carreira na investigação científica doutorando-se em Ciências Biomédicas. A sua carreira teve sempre um foco especial no estudo do envelhecimento e das doenças neurodegenerativas tendo sido docente convidada no ICBAS (Universidade do Porto). Sendo uma eterna curiosa e uma comunicadora nata, já há 11 anos que promove literacia científica junto do público em geral e em escolas e Universidades. Foi colaboradora científica e coordenadora do projeto YScience, e participou ativamente em várias atividades organizadas pelo IBMC e i3S, e nos últimos dois anos pelo CNC (Universidade de Coimbra). Participa ativamente em mostras e feiras de ciência, incluindo a Noite Europeia de Investigadores. Tem acreditação nacional como formadora em Biologia e Ciências da Saúde.
Atualmente, é investigadora no i3S e é responsável pelas atividades de comunicação e disseminação do projeto Twinning PhasAGE (financiado pela União Europeia ao abrigo do programa de investigação e inovação Horizonte 2020). E continua a viver na idade dos porquês.