Notícias

REGGAE, mais do que um estilo de música, o nome do projeto da NEI 2021

REGGAE, mais do que um estilo de música, o nome do projeto da NEI 2021

28-07-2021


REGGAE é a palavra que mais encontrará associada à edição deste ano da NEI.

Mas o que significa, afinal, esta sigla?

REGGAE é o acrónimo de Researchers for European Green Growth And Education (Investigadores pelo Desenvolvimento e Educação Sustentáveis na Europa), que representa o compromisso desta edição em desenvolver as suas atividades em torno das ações do Pacto Ecológico Europeu (“European Green Deal”), assinado pelos 27 Estados-Membros da União Europeia.

O Pacto Ecológico Europeu, apresentado pela primeira vez em dezembro de 2019, é um compromisso dos 27 Estados-Membros da União Europeia para aplicar um conjunto de estratégias, que abrangem diferentes setores de atividade, para tornar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050. Alguns dos domínios de intervenção incluem a biodiversidade, energia limpa, agricultura sustentável, indústria sustentável, mobilidade sustentável e ação climática.

Para atingir este objetivo foram definidas algumas metas, entre as quais o corte das emissões de gases de efeito de estufa em 55% até 2030 e a dissociação do crescimento económico da utilização excessiva de recursos. Com este pacto espera-se também que nenhuma pessoa ou lugar sejam esquecidos aquando da transição para uma sociedade climaticamente neutra. Espera-se ainda que estas medidas ajudem a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus, gerando emprego e reduzindo a pobreza energética, ao oferecer mais transportes públicos, alimentos a preços acessíveis, produtos com mais durabilidade, ar fresco e água limpa.

Na NEI, as atividades irão ter um foco especial nestes tópicos de forma a alertar para os perigos das alterações climáticas e poluição, dar a conhecer estilos de vida sustentáveis, demonstrar como a ciência e a tecnologia estão a contribuir para que se atinjam as metas propostas pela União Europeia e, assim, dar a conhecer como se produz o conhecimento sobre sustentabilidade e ambiente em Portugal.

Espere pelas novidades para festejar a ciência connosco e fique a conhecer com mais detalhe o Pacto Ecológico Europeu e como a ciência é um fator fundamental no processo.


Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.