Notícias

A Noite Europeia dos Investigadores está de volta!

A Noite Europeia dos Investigadores está de volta!

27-07-2021


Após um interregno de 4 anos, a Ciência Viva volta a organizar a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), em parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB Nova). A 24 de setembro, 21 locais, em 18 cidades por todo o país, serão palco de dezenas de atividades para todas as idades e todos os gostos.

A NEI, financiada pela Comissão Europeia sob as ações Marie Curie, é um dos principais eventos culturais a nível europeu que, desde 2005,  convida a sociedade civil a festejar a ciência. Aqui, os investigadores têm a oportunidade de partilhar o seu conhecimento com várias audiências, estimulando o interesse dos participantes para a investigação e para a sua contribuição para o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade, procurando simultaneamente atrair o público mais jovem para a carreira de cientista.

Os objetivos da NEI incluem:

  • Realçar a importância e o impacto da ciência na sociedade;
  • Promover a carreira de cientista junto dos mais jovens;
  • Demonstrar em que consiste o dia a dia de um cientista e desconstruir os estereótipos associados;
  • Elucidar sobre os principais benefícios que a investigação traz à sociedade;
  • Gerar discussão e interesse sobre a ciência e o seu impacto no presente e no futuro;
  • Aumentar a confiança da população face à ciência e às entidades e pessoas que a produzem.

Através de diferentes formatos, tais como demonstrações, palestras, workshops, cafés de ciência e visitas guiadas, a NEI garante qualquer pessoa, independentemente dos seus interesses, encontre atividades à sua medida.

Esta edição, designada de REGGAE (Researchers for European Green Growth And Education), centra-se nas temáticas do Pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia. As atividades irão, então, centrar-se no ambiente e sustentabilidade e em como a investigação e desenvolvimento contribuem para atingirmos as metas propostas de neutralidade carbónica e desenvolvimento sustentável.

 

 


Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.