Plataforma Ciência Aberta

Caminhada ao Trilho dos Biólogos e criação de Caixa Ninho

Caminhada ao Trilho dos Biólogos e criação de Caixa Ninho

23-09-2021


Visita Guiada / Saída de Campo

O Trilho dos Biólogos é um convite à descoberta de um recanto da Reserva da Faia Brava. Este era utilizado pelos pastores que traziam os seus rebanhos para estas encostas remotas do Côa, localmente denominadas por faias ou arribas, estando abandonado há várias décadas. O trilho percorre terrenos privados da ATNatureza no âmbito da ampliação da Reserva da Faia Brava. Este trilho serve para dar a conhecer esta zona e também para homenagear os biólogos que trabalharam para criar e manter esta área protegida privada. Faremos depois uma paragem na Casa Grande, estrutura usada no passado para albergar animais e pastores durante as longas noites de inverno, para almoçarmos. Após o almoço serão construídas pelos alunos Caixas Ninho para pequenos passeriformes, que irão depois ser colocadas ao longo da Reserva da Faia Brava, de modo a que os nossos Biólogos possam fazer a monitorização destas pequenas aves.

Duração: 4h30; Distância a percorrer: 3,5 Km; Nível: Médio.

Dinamizado por: Paulo Martinho e Vanda Brás, Associação Transumância e Natureza Paulo Jorge Lourenço, Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo

Público-escolar: 3.º CEB e Ensino Secundário

Telefone: (+351) 963 257 710   Telemóvel: (+351) 963 257 710

Email: info@plataforma.edu.pt

https://www.plataforma.edu.pt/ 


Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.