Plataforma Ciência Aberta

Concurso de Foguetões de Água

Concurso de Foguetões de Água

23-09-2021


Workshop

O Concurso de Foguetões de Água é uma atividade prática e inovadora onde os/as estudantes são desafiados/as a projetar, construir e a lançar foguetões-água, num ambiente de competição enquanto desenvolvem verdadeiras competências de engenharia, aplicando os conceitos teóricos de forma a consolidar informação. Estes foguetões-água podem voar até 100 metros de altitude, apenas movidos a ar e a água. São completamente seguros e construídos com material reciclável e reutilizado. Toda a atividade é acompanhada por engenheiros aeroespaciais. A atividade permite aos estudantes desenvolver competências interpessoais (comunicação, confiança e liderança) e intrapessoais (pensamento lógico e crítico, pro-atividade, resolução de problemas e aplicação de novos conhecimentos), beneficiando a curto/médio prazo de uma melhor aprendizagem. O objetivo é fazer com que os/as estudantes desenvolvam um projeto simples de engenharia num ambiente colaborativo e competitivo, simulando o mundo real. Com esta experiência, os/as jovens ganham uma nova perspectiva de como interagir com os/as colegas, reforçando o sentimento de união e de realização pessoal.

Para alunos do secundário e dinamizado/promovido por: Paulo Antunes, Júlio Santos e Jorge Monteiro, Spaceway Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo Biblioteca Municipal da Covilhã.

Telefone: (+351) 963 257 710   Telemóvel: (+351) 963 257 710

Email: info@plataforma.edu.pt

https://www.plataforma.edu.pt/ 


Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie, GA 101036079.