Encontros com Cientistas

Dia Internacional das Células Estaminais

Sessões disponíveis para as escolas

Inscreva-se já




De:
Até:

Listagem de ações


Universidade de Coimbra

8925. Células Estaminais: Os Super-Heróis da Regeneração (Mas Até Eles Envelhecem!)

As células estaminais são células especiais do corpo com a capacidade única de se dividirem e transformarem em diferentes tipos de células especializadas, como células do coração, músculos, nervos ou pele. Estas células desempenham um papel crucial no desenvolvimento, crescimento e regeneração e/ou reparação de tecidos no organismo.
Existem vários tipos de células estaminais, incluindo as embrionárias, que podem originar qualquer célula do corpo, e as adultas, que são mais limitadas em termos da sua capacidade de originar diferentes tipos de células. No entanto, as células estaminais adultas são essenciais para a regeneração dos tecidos específicos em que se encontram. Nos últimos anos, também foram descobertas as células estaminais pluripotentes induzidas, criadas em laboratório a partir de células adultas, com capacidades semelhantes às embrionárias.
Além disso, as células estaminais são fundamentais para a medicina regenerativa, sendo estudadas para tratar diversas doenças e lesões. Contudo, o envelhecimento reduz a capacidade regenerativa das células estaminais, o que contribui para o declínio das funções corporais com a idade.

Nesta palestra, os alunos terão a oportunidade de aprender:

1. O que são células estaminais e os seus diferentes tipos (células estaminais embrionárias, adultas e pluripotentes induzidas).
2. Como as células comunicam através de sinais químicos e físicos, e a importância desta comunicação para a saúde e o desenvolvimento.
3. O impacto do envelhecimento nas células estaminais nomeadamente como o envelhecimento celular pode levar à diminuição das funções corporais e ao surgimento de doenças relacionadas com a idade.
4. As aplicações atuais das células estaminais em medicina regenerativa e investigação científica.

ZONA GEOGRÁFICA PARA A SESSÃO: Cantanhede, Mealhada, Oliveira Bairro, Tocha, Mira.

A SESSÃO É DIRIGIDA A TURMAS DO 9º ANO DO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E TURMAS DO ENSINO SECUNDÁRIO.

Atividade gratuita

Instituição: Universidade de Coimbra

Investigador(a): Hugo Agostinho Machado Fernandes

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares

Data:

31-10-2025 09:30 - Data esgotada


8933. O Labirinto da Espinal Medula & A Muralha do cérebro

Esta sessão corresponde a um conjunto de atividades dinâmicas, no âmbito da Celebração do Dia Internacional das Células Estaminais:

1. O Labirinto da Espinal Medula pretende simbolizar o bloqueio do impulso nervoso quando existe uma lesão na espinal medula. Para conseguir avançar no labirinto os participantes terão de ultrapassar obstáculos (simbolizados por células) através da resposta a perguntas de cariz científico adequadas à faixa etária.

2. A Muralha do cérebro é um jogo semelhante ao "air-hockey" onde se simula um atacante do cérebro e um defensor, de forma a tentar explicar que a barreira hematoencefálica protege o nosso cérebro de agressões externas

ZONA GEOGRÁFICA PARA A SESSÃO: Coimbra, Cantanhede

Atividade dinamizada por: Simão Santos & Carolina Santos

Atividade gratuita

Instituição: Universidade de Coimbra

Investigador(a): Simão Correia Santos

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares

Data:

09-10-2025 10:00 - Ação já em curso / terminada



TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.