Encontros com Cientistas

Dia Mundial das Zonas Húmidas

Sessões disponíveis para as escolas ao longo do ano letivo 2024/2025

Inscreva-se já




De:
Até:

7383. Como é que as Florestas Ribeirinhas Guardam Carbono e Ajudam o Planeta?

O Carbono é um elemento muito importante que constitui tudo o que vive na Terra – plantas, animais… até nós! Também é o que forma o dióxido de carbono (CO₂), um gás fundamental na atmosfera, mas que em grandes quantidades, aquece o planeta e causa as alterações climáticas.
As florestas dos rios, chamadas de florestas ribeirinhas, têm um papel especial: são como "cofres" onde o carbono vai acumulando e fica guardado, ajudando a controlar o aquecimento global. Estas florestas, localizadas em planícies onde os rios transbordam (planícies aluviais), guardam carbono não só nas próprias árvores, como no solo. Mas há um problema: os rios e as florestas têm mudado muito nos últimos anos. As barragens construídas para controlar a água dos rios e as alterações no uso da terra, como a diminuição da agricultura e aumento de florestas plantadas, têm mudado a forma como o carbono é armazenado nestes lugares.
Vamos entender como é que as mudanças que fazemos no uso do solo e na gestão dos rios têm impacto direto no planeta, e como é que as florestas ribeirinhas são um aliado valioso.
Vamos cuidar do nosso carbono, afinal, ele está em todo lado, até dentro de nós!

Atividade gratuita

Instituição: Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa

Investigador(a): Sofia Frade dos Santos

Data:

05-02-2025 11:15 - Inscrição



TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.