Listagem de ações
Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa
7963. A importância das florestas nas estratégias de resposta às alterações climáticas
O que é uma floresta. O que são as alterações globais. O que são as alterações climáticas. Vai-se falar sobre estratégias de mitigação e de adaptação associadas às florestas. Nas estratégias de mitigação fala-se do aumento do sequestro de carbono e da conservação do stock de carbono. Nas estratégias de adaptação fala-se do aumento da capacidade adaptativa da floresta. Estes conceitos, embora complexos, são apresentados com linguagem simples e suportados com fotografias da floresta portuguesa.
Atividade gratuita
Instituição: Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Paula Soares
Data:
27-03-2025 10:00 - Ação já em curso / terminada
7962. As florestas não são só árvores e as árvores não são só madeira!
O que é uma floresta. O que é uma árvore. Com fotografias, vídeos curtos e exemplos da floresta portuguesa dão-se a conhecer os produtos da floresta. Vai-se falar da madeira, cortiça (a casca do sobreiro), pinhão (pinheiro-manso), resina (pinheiro-bravo), bolota (azinheira), alfarroba (alfarrobeira), medronho (medronheiro) e castanha (castanheiro). Fala-se também dos cogumelos, dos arbustos e do solo.
Atividade gratuita
Instituição: Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Paula Soares
Data:
26-03-2025 10:00 - Ação já em curso / terminada
8002. Ciência e Florestas: Investigar para proteger recursos vitais
As florestas são ecossistemas vitais que desempenham um papel essencial na regulação do clima, na proteção do solo e na infiltração e purificação da água, garantindo a sua distribuição no solo e na atmosfera. As árvores armazenam dióxido de carbono, tendo um papel fundamental na redução de gases com efeito de estufa. As florestas são também um reservatório de biodiversidade, asseguram habitat para muitas espécies animais, plantas, fungos e micro-organismos. São ainda fontes de recursos renováveis, como madeira, cortiça, compostos bioquímicos e alimentos. Para além do seu valor ecológico e económico, são espaços de recreio e lazer, com benefícios para a saúde física e mental das pessoas.
Para que as florestas se mantenham sustentáveis e saudáveis, é necessário compreender os processos ecológicos, monitorizar e quantificar os recursos naturais, desenvolver sistemas de produção sustentável em face às alterações climáticas, saber como restaurar áreas degradas, e saber como proteger de pragas e doenças. A investigação florestal abrange estas diversas vertentes, tirando partido de novas tecnologias, ciências de dados e modelação entre outras ferramentas inovadoras. Os florestais têm uma preocupação especial com a conservação e restauro das florestas, gerando conhecimento para proteger a diversidade de fauna e flora, manter os serviços dos ecossistemas e reforçar a sua resiliência.
Atividade gratuita
Instituição: Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Manuela Branco
Data:
25-03-2025 11:15 - Ação já em curso / terminada
8018. O papel das florestas nas alterações climáticas
Nesta apresentação, vamos explorar como as alterações climáticas e o aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera afetam as árvores e florestas. Vamos também discutir o papel das florestas na regulação do clima.
As florestas ajudam a controlar os ciclos da água, do carbono e da energia. Por exemplo, as árvores absorvem CO₂ e armazenam carbono na sua biomassa, ajudando a reduzir a quantidade deste gás na atmosfera. Além disso, libertam vapor de água através da transpiração, contribuindo para o arrefecimento da atmosfera. No entanto, as florestas também enfrentam riscos, como a seca e outros impactos das mudanças climáticas.
As árvores destacam-se nos ecossistemas pela sua altura, volume e longevidade. Por serem mais altas que outras plantas, conseguem captar mais luz para a fotossíntese e evitar herbívoros. No entanto, transportar água das raízes até às folhas é um desafio. Em períodos de seca, podem surgir bolhas de ar (embolismos) nos vasos que transportam água, podendo comprometer a sobrevivência das árvores.
O ciclo da água e do carbono estão ligados e são regulados pelos estomas, pequenos poros nas folhas. Estes permitem a entrada de CO₂ para a fotossíntese e a saída de vapor de água na transpiração. Quando há pouca água no solo, as árvores fecham os estomas para evitar perdas, mas isso também reduz a absorção de CO₂, afetando o seu crescimento.
As florestas são soluções naturais importantes para mitigar as alterações climáticas, mas precisam de ser protegidas e estudadas para enfrentar os desafios do futuro.
Atividade gratuita
Instituição: Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Maria da Conceição Brálio de Brito Caldeira
Data:
26-03-2025 14:30 - Ação já em curso / terminada
7970. Regiões tropicais: o coração vibrante do planeta!
As regiões tropicais representam o maior repositório de biodiversidade do planeta, condicionando o equilíbrio da energia, água, oxigénio, carbono e clima à escala global. Caracterizadas por uma rica diversidade de paisagens, culturas e civilizações, bem como de processos socio-históricos, estas regiões constituem o eixo central para a mudança e inovação mundial. Junta-te a nós para conhecer melhor este Coração Vibrante!
Atividade gratuita
Instituição: Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Ana Ribeiro
Data:
27-03-2025 11:45 - Ação já em curso / terminada
7935. Usar para conservar: os benefícios que as florestas nos dão
As florestas albergam mais de 50% de todas as espécies de vertebrados terrestres e geram madeira, frutos, produtos medicinais e outros produtos não madeireiros essenciais. São também ecossistemas essenciais na regulação do ciclo da água e do clima. Para que mantenham estes benefícios as florestas necessitam de ser geridas de forma sensata e sustentável. Existem várias as ferramentas que permitem gerir e usar estes ecossistemas de modo a compatibilizar a produção com a conservação da biodiversidade. Os desafios são consideráveis, mas as soluções são também possíveis.
Atividade gratuita
Instituição: Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Miguel Bugalho
Data:
25-03-2025 10:00 - Ação já em curso / terminada