ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Oeiras

Av. Marginal, 2780-267, Praia da Torre

Telefone: (+351) 21 446 91 00

O ITQB NOVA é um instituto de investigação científica e formação avançada da Universidade NOVA de Lisboa.

O ITQB NOVA está localizado no concelho de Oeiras, na foz do rio Tejo, nos arredores de Lisboa. Desde 1996, ocupa um edifício no interior do campus da Estação Agrícola Nacional, uma instituição de I&D do Ministério da Agricultura.

A sua missão é desenvolver a investigação científica e o ensino de pós-graduação nas áreas das Ciências da Vida, da Química e das Tecnologias Associadas, em benefício da Saúde e do Ambiente, bem como prestar serviços à comunidade e desenvolver atividades de extensão universitária, incluindo a promoção da ciência e da tecnologia.

As áreas científicas e de formação do ITQB NOVA centram-se nas Biociências Moleculares, com destaque para a Bioquímica, a Biologia Celular, a Biologia Estrutural, a Biotecnologia, a Bioinformática, a Biologia de Sistemas e a Biologia Química. Recorrendo aos conhecimentos nestas áreas científicas e a uma abordagem multidisciplinar, o ITQB NOVA pretende ter um impacto nas bases moleculares da saúde e da doença, bem como na preservação dos recursos biológicos e no desenvolvimento sustentável.