Listagem de Sessões
8º ano
À descoberta do Cérebro
Neurocientistas partilham o seu trabalho e curiosidades sobre o Cérebro e a Ciência. São incluídos diversos temas, que podem ir desde conceitos mais gerais a descobertas recentes na área. O conteúdo da sessão será adequado à faixa etária dos alunos e a data da atividade será combinada posteriormente entre os investigadores que irão apresentar o trabalho a escola.
Investigador Responsável: Joana Ribeiro
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Joana Mateus
Disponibilidade Geográfica: Lisboa
Data:
13-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada
À descoberta do Cérebro
Neurocientistas partilham o seu trabalho e curiosidades sobre o Cérebro e a Ciência. São incluídos diversos temas, que podem ir desde conceitos mais gerais a descobertas recentes na área. O conteúdo da sessão será adequado à faixa etária dos alunos e a data da atividade será combinada posteriormente entre os investigadores que irão apresentar o trabalho a escola.
Investigador Responsável: Mariana Sottomayor
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Joana Mateus
Disponibilidade Geográfica: Lisboa / Santarém
Data:
13-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada
À descoberta do Cérebro
Neurocientistas partilham o seu trabalho e curiosidades sobre o Cérebro e a Ciência. São incluídos diversos temas, que podem ir desde conceitos mais gerais a descobertas recentes na área. O conteúdo da sessão será adequado à faixa etária dos alunos e a data da atividade será combinada posteriormente entre os investigadores que irão apresentar o trabalho a escola.
Investigador Responsável: Cátia Reis
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa
Investigador(a): Joana Mateus
Disponibilidade Geográfica: Lisboa
Data:
13-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada
Descobre o cérebro: luz, células e mistérios neurológicos
O que temos no nosso cérebro? Essa é fácil... “Neurónios!”. E é fácil, mas embora esta resposta não esteja completamente errada, está (para sermos simpáticos) profundamente incompleta. Os neurónios criam uma rede altamente complexa de comunicação e processamento de informação ao interagirem entre si por sinapses. Mas esta rede neuronal teria graves problemas de funcionamento (quiçá nem funcionaria de todo) se não fossem outras células que existem no nosso cérebro. Estas são as células da glia, que incluem os astrócitos, os oligodendrócitos e a microglia.
O que sabemos hoje sobre o nosso cérebro, e em especial sobre as células que o populam, resultou de grandes avanços na engenharia genética e na microscopia de fluorescência. A capacidade de visualizar e estudar diferentes tipos celulares permitiu compreender a função de cada uma e como, juntas, garantem o bom funcionamento da rede neuronal. Nesta atividade, os alunos serão convidados a realizar preparações de fatias de cérebros de ratinho, seguidas de visualização dos diferentes tipos de células cerebrais por microscopia de fluorescência.
Os alunos trabalharão em grupos e seguirão um protocolo de marcação dos núcleos, seguido da montagem das fatias de cérebro em lâminas de microscopia. As amostras usadas provêm de ratinhos geneticamente manipulados para expressarem proteínas fluorescentes em diferentes células do cérebro. Vamos assim conseguir observar ao microscópio não só os neurónios, mas também o fascinante e diverso mundo das células da glia.
Além do laboratório, os alunos terão ainda um desafio interativo: um cérebro gigante, onde deverão identificar e associar diferentes células cerebrais a doenças neurológicas conhecidas e as áreas do cérebro com que estão relacionadas. Para isso, terão cartões em forma de células do cérebro com informações sobre patologias, como Alzheimer, esclerose múltipla ou epilepsia. Através deste jogo de correspondência, os participantes irão relacionar estruturas e funções celulares com condições clínicas reais, reforçando a importância do estudo das neurociências para a compreensão e tratamento de doenças do sistema nervoso.
No final, esperamos que todos levem consigo uma nova perspetiva sobre o cérebro: um órgão onde a diversidade celular é essencial para a sua complexidade e funcionamento!
Duração: 2.00 Horas
Instituição: i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
Investigador(a): Maria Joana Pinto
Disponibilidade Geográfica: zona metropolitana de Porto e Gaia
Datas:
12-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada
13-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada
14-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada
Neurocientistas do CiBB nas escolas
Os neurocientistas do CiBB vão visitar escolas para dinamizar debates, atividades mãos na massa, palestras, jogos, entre outras coisas. Podem explorar temas relacionados com o funcionamento do cérebro, envelhecimento, aprendizagem e memória, doenças do cérebro, terapias, visão, dependências entre outras.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: CiBB (CNC-UC & iCBR-FMUC & MIA-Portugal & GeneT)
Investigador(a): Sara Amaral
Disponibilidade Geográfica: Coimbra e outras regiões
Data:
10-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada
O cérebro também envelhece
O nosso cérebro envelhece? É por isso que tem "rugas"? E será que "enferruja"? Tantas perguntas!
Vem daí descobrir algumas respostas e outras tantas perguntas!
No âmbito da Semana Internacional do Cérebro e do ciclo de atividades "Os Neurocientistas vão às Escolas", esta sessão interativa convida os alunos a explorar como o cérebro muda ao longo da vida e quais os fatores que influenciam o seu envelhecimento.
Através de uma abordagem dinâmica e acessível, investigadores da área das neurociências irão explicar os processos naturais do envelhecimento cerebral, desmistificar mitos e discutir estratégias para manter um cérebro saudável ao longo dos anos. Serão abordados temas como plasticidade neuronal, memória, hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças neurodegenerativas, promovendo uma reflexão sobre a importância dos estilos de vida para um envelhecimento cognitivo bem-sucedido.
A atividade incluirá experiências demonstrativas, jogos cognitivos adaptados à faixa etária e momentos de discussão para estimular a curiosidade dos alunos e incentivá-los a pensar sobre o funcionamento do cérebro e o impacto das suas escolhas diárias na saúde mental e cognitiva.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Instituto de Investigação do Medicamento - iMed.ULisboa
Investigador(a): Andreia Neves Carvalho
Disponibilidade Geográfica: Setúbal; Palmela; Lisboa
Datas:
12-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada
14-03-2025 10:00 | Presencial | Data esgotada