Algas à mesa

Algas à mesa

13-09-2025


As algas são um alimento natural com um alto valor nutricional mas baixo em calorias. Por serem ricas em minerais, vitaminas e fibras, mas pobres em lípidos, são uma excelente opção para regimes de emagrecimento e podem até facilitar o trânsito intestinal, diminuir os níveis de colesterol no sangue e reduzir certas afeções como, por exemplo, o cancro de cólon. Leonel Pereira, da Universidade de Coimbra, mostra-nos neste workshop a mais-valia nutricional e nutracêutica dos vários tipos de algas utilizadas em gastronomia, sensibilizando para a necessidade de recolha e consumo sustentável do recurso.

Este workshop tem também uma componente prática onde se irá confecionar e degustar um prato com algas da costa portuguesa.


A atividade é gratuita mas de inscrição obrigatória (através de info@alviela.cienciaviva.pt ou 91 017 44 46).

 

Data: 13 de setembro de 2025, 16h30

Local: Centro Ciência Viva do Alviela

Investigadores:

Leonel Pereira, Departamento de Ciências da Vida - Universidade de Coimbra

TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.