
Adaptar agora
26-05-2025
Este Debate Participativo reunirá estudantes do 10.º ano da Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, e investigadores da Universidade do Algarve num espaço de diálogo, reflexão e cocriação. O evento tem como objetivo principal fomentar a literacia climática dos jovens, promovendo a sua participação ativa na construção de soluções para os desafios que as alterações climáticas colocam à sua região.
Ao longo de cerca de 3 horas, os participantes serão convidados a explorar os impactos das alterações climáticas no território local, identificar riscos e vulnerabilidades, e propor medidas de adaptação concretas e viáveis, especialmente no que toca à questão da seca na região do Algarve. O debate culminará na redação coletiva de um conjunto de propostas de ação em contexto escolar, focadas na preservação e restauro dos recursos hídricos - nomeadamente na rentabilização da utilização e poupança de água. Estas propostas, alinhadas com a Missão Europeia “Adaptação às Alterações Climáticas até 2030”, serão compiladas e apresentadas como contributo da juventude para a construção de uma escola mais sustentável, resiliente e conectada com o Planeta.
Através da interação direta com cientistas e do envolvimento ativo na construção do conhecimento, este formato promove o pensamento crítico, o sentido de pertença e a cidadania ambiental, contribuindo para uma cultura de participação e compromisso com a sustentabilidade.
Local: Centro Ciência Viva de Lagos
Instituições científicas participantes:
Universidade do Algarve
Escolas participantes:
Escola Secundária Gil Eanes