Combate ao cancro

Combate ao cancro

07-05-2025


Durante esta iniciativa sobre o combate ao cancro, os alunos, com o apoio dos investigadores, lançaram várias ideias, de forma a responder às três questões em discussão: Tabagismo e cigarros eletrónicos: como reduzir o consumo? Prevenção do cancro: o que falta fazer? Alimentos processados: como levar os jovens a consumir menos?
No geral, todos os participantes referiram a necessidade para uma alteração de comportamentos, hábitos, promoção da literacia em saúde e o reforço deste tema no currículo escolar.
No final foram votadas e selecionadas as três recomendações que os participantes consideraram mais relevantes na atualidade, para o combate ao cancro: regulamentação das atividades da indústria e dos produtos de tabaco, e nicotina, mas também introduzir a educação para a saúde e conteúdos de nutrição no programa curricular.

Local: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (Lisboa)

Investigadores participantes:

Sofia Ravara, Sociedade Portuguesa de Pneumologia

Rafaela Timóteo, Fundação Champalimaud

Cíntia Pego, CCUL - Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa

Escolas participantes:

Escola Secundária José Saramago 

TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.