A agricultura e as alterações climáticas

A agricultura e as alterações climáticas

13-03-2025


Durante o debate estudantes e cientistas participaram numa discussão de ideias, focadas nas seguintes questões: Como adaptar as culturas agrícolas ao aumento esperado da temperatura e défice de água? Como ajustar os nossos hábitos alimentares face às alterações climáticas? Como proteger a biodiversidade nas áreas agrícolas?
Em conjunto com cada cientista, os estudantes compilaram um conjunto de recomendações para cada questão em debate, que no final da sessão foram votadas por todos os participantes.
As recomendações mais votadas estão relacionadas com a necessidade de melhorar as plantas usadas nas culturas agrícolas, para torná-las mais resistentes às alterações ambientais, incentivar uma alimentação à base de plantas de forma a diversificar os hábitos alimentares, e apostar na aplicação do sistema agro voltaico para proteger a biodiversidade nas áreas agrícolas.

Local: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (Lisboa)

Investigadores participantes:

Margarida Oliveira, ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Gonçalo Costa, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

David Avelar, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Escolas participantes:

Escola Básica General Humberto Delgado, Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique - Casa Pia de Lisboa

TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.