Encontros com Cientistas

Promoção de uma alimentação saudável

Inovação no Combate ao Cancro

Sessões disponíveis para as escolas ao longo do ano letivo 2024/2025

Inscreva-se já




De:
Até:

8284. Como ser mais saudável através da alimentação?

Adotar uma alimentação saudável está diretamente associado à prevenção de doenças crónicas não transmissíveis (DCNTs), como diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade. Para isso, é fundamental dar prioridade a alimentos in natura ou minimamente processados, ricos em nutrientes essenciais como fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
A base da alimentação deve incluir frutas, hortaliças, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), cereais completos e variados e fontes de proteína (peixe, ovos, carne). A ingestão adequada de lípidos deve privilegiar gorduras insaturadas, presentes em oleaginosas, abacate e azeite, enquanto que a ingestão de gorduras saturadas e trans deve ser limitada.
Evitar alimentos ultraprocessados — ricos em sódio, açúcares adicionados e gorduras de baixa qualidade. A hidratação adequada (2 a 3 litros de água por dia, dependendo das necessidades individuais) e o fracionamento das refeições (evitando longos períodos de jejum) também favorecem a homeostase do organismo.
Por fim, a educação alimentar e nutricional é um pilar importante, auxiliando na criação de hábitos sustentáveis, com escolhas alimentares mais conscientes e adequadas ao contexto cultural e social de cada indivíduo.

Atividade gratuita

Instituição: Universidade Católica Portuguesa

Investigador(a): Paula Ravasco

Data:

15-05-2025 11:00 - Inscrição



TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.