Programa de Inclusão Social pela Ciência

INICIATIVAS REALIZADAS
Agriloop, Ciência + Cidadã

Nádia Ribeiro, Carlos Moreira e Adélia Varela, ITQB NOVA - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Neste projeto de continuidade, os estudantes tornaram-se cientistas cidadãos ao colaborarem com investigadores no estudo do impacto da degradação dos plásticos no solo. Analisaram como os microrganismos presentes no solo afetam as propriedades físicas e químicas dos plásticos, e investigaram as alterações na microbiota associadas à decomposição desses materiais.

Escola Secundária Aquilino Ribeiro (Oeiras), janeiro a junho de 2025

Combate ao cancro

Alimentação saudável para todas as idades

Inês Mota, NOVA Medical School

As crianças aprenderam sobre a importância de uma alimentação variada e receberam orientações para o dia a dia. Depois, tiveram a oportunidade de experimentar e aprender algumas receitas: aveia com canela e duas versões de batata-doce assada, uma com carne e outra vegetariana.

Bairro das Amendoeiras (Lisboa), 21 de novembro de 2024

Combate ao cancro

Atmosferas solares

Rafael Silva, IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Durante o encontro, os jovens participantes perceberam que a atmosfera solar é composta por camadas como a fotosfera, cromosfera e coroa, responsáveis por fenómenos como manchas solares e erupções solares, que podem influenciar o clima espacial, mas também os satélites e sistemas de comunicação da Terra.

Bairro do Condado (Lisboa), 12 de dezembro de 2024

Adaptação às alterações climáticas

Avaliação da qualidade da água do rio Fervença através da identificação de macroinvertebrados

Douglas Montez Lima dos Santos, Escola Superior Agrária de Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, e Ryan Alves da Silva, Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia nas Regiões de Montanha - LA SusTEC, Instituto Politécnico de Bragança

A atividade foi delineada para um grupo de crianças integradas no projeto “Pontes de Inclusão E9G”. A atividade teve início com a apresentação dos investigadores, que partilharam os seus trabalhos e destacaram a relevância da água como recurso essencial e limitado. De seguida, as crianças participaram numa atividade prática de avaliação da qualidade da água do rio Fervença, baseada na identificação de macroinvertebrados. Os investigadores ensinaram a técnica de recolha destes organismos e acompanharam as crianças durante o processo. Com o auxílio de lupas e chaves de identificação, procedeu-se à observação, identificação e registo dos macroinvertebrados presentes nas amostras recolhidas.

Centro Ciência Viva de Bragança, 10 de abril de 2025

Restaurar as águas e o oceano

Aventuras com ciência

Rui Dias, ICT - Instituto de Ciências da Terra, Universidade de Évora

Foi promovida a cultura científica e tecnológica junto das crianças e jovens da região do Alentejo, em contexto de vulnerabilidade, promovendo a sua inclusão social através de experiências imersivas de ensino informal.

Évora, 20 de dezembro de 2024

Adaptação às alterações climáticas | Pacto para os solos

Bicicleta da biodiversidade

Com uma bicicleta de gelados adaptada, onde os gelados foram substituídos por conceitos científicos e atividades interativas, os participantes descobriram a biodiversidade local e a importância da preservação dos habitats naturais. A atividade destacou o papel essencial da biodiversidade na manutenção do equilíbrio do ecossistema e aumentou a consciencialização sobre os riscos representados pela destruição e poluição do habitat, reforçando a necessidade de proteger a natureza para garantir um futuro sustentável.

Bairro das Amendoeiras (Lisboa), 14 de dezembro de 2024

Adaptação às alterações climáticas

Biodiversidade no Centro Ciência Viva de Lagos

O Centro Ciência Viva de Lagos recebeu utentes da Santa Casa da Misericórdia com necessidades especiais, para uma sessão inclusiva sobre biodiversidade. Antes da visita ao espaço expositivo, foram explorados o conceito e a importância da biodiversidade, complementando com a observação de diferentes elementos da Naturoteca, representativos dos vários reinos da vida. A iniciativa promoveu o contacto direto com a ciência de forma acessível e participativa, contribuindo para combater a exclusão social e reforçar a democratização do conhecimento científico, em linha com os princípios das Missões da União Europeia.

Centro Ciência Viva de Lagos, 28 de julho de 2025

Adaptação às alterações climáticas

Bom apetite! O sal na alimentação

Salt is an important chemical compound for the balance of our nervous and joint systems. In this activity, participants learned about the benefits of its consumption and the harms of its excessive use. They also learned to identify the different types of salt that exist on the market and learned about their substitutes.

Bairro das Amendoeiras (Lisboa), 30 de outubro de 2024

Combate ao cancro

Carrinhos solares

Ivo Costa, IDL - Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa

Construir carros movidos a energia solar é uma atividade prática que ensina conceitos de sustentabilidade, física, engenharia e promove o trabalho em equipa. Durante esta atividade foram abordados temas como a energia solar, a transição energética e a sustentabilidade.

Bairro da Cova da Moura (Amadora), 4 de dezembro de 2024

Cidades neutras e inteligentes

Como gerar ordem a partir do caos no sistema imunitário

Pedro Ferreirinha, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

O encontro consistiu numa interação entre cientistas e estudantes, realizada com o objetivo de aproximar os jovens do universo científico. A curiosidade dos alunos e a preparação prévia da escola ajudaram a ultrapassar as barreiras de comunicação, tornando a experiência enriquecedora e promovendo o interesse pela ciência.

Escola Básica e Secundária da Rebordosa, 29 de novembro de 2024

Combate ao cancro

1 2 >
TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.