A Sustentabilidade na Robótica

A Sustentabilidade na Robótica

18-09-2025


Como pode a robótica ajudar a proteger o planeta?

Neste Café de Ciência vamos explorar como a tecnologia pode ser aliada da sustentabilidade, através de exemplos concretos de robótica desenvolvida em Portugal. Serão apresentadas três aplicações inovadoras:

- Agricultura de precisão mais sustentável:

A robótica está a transformar a agricultura ao permitir uma utilização mais eficiente da água e a redução do uso de pesticidas. Equipamentos inteligentes permitem tratar apenas as áreas que necessitam, promovendo uma produção agrícola mais amiga do ambiente.

- Reciclagem têxtil com câmaras hiperespectrais:

Através de câmaras hiperespectrais e técnicas de visão por computador suportadas por inteligência artificial, é possível identificar diferentes tipos de tecidos, separá-los com precisão e otimizar o processo de reciclagem — incluindo a separação de fibras dos inserts (elementos não têxteis).

- Desmontagem inteligente de eletrónica para recuperação de metais raros:

Produtos eletrónicos em fim de vida, como telemóveis ou computadores, contêm materiais valiosos. Combinando robótica e inteligência artificial, é possível automatizar o processo de desmontagem e recuperar metais raros, contribuindo para uma economia mais circular.

 

Centro de Investigação responsável: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) 

Data: 18 de setembro de 2025 às 18:30h

Local: Laboratório de Indústria e Inovação do INESC TEC (localizado no PORTIC - Porto Innovation Center)

 

Mais informações: https://www.inesctec.pt/pt/eventos/cafe-de-ciencia-a-sustentabilidade-na-robotica-pre-evento-da-noite-europeia-dos-investigadores

Inscrições: https://survey.inesctec.pt/index.php/586875?lang=en

TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.