Líquenes à moda do Norte

Líquenes à moda do Norte

19-07-2025


O Centro Ciência Viva de Bragança realizou uma ação de sensibilização e capacitação sobre líquenes típicos das florestas húmidas temperadas, com foco em espécies ameaçadas, integrada na missão europeia "Adaptação às alterações climáticas".
O workshop abordou o papel dos líquenes como bioindicadores, através de sessões teóricas e práticas. A saída de campo permitiu a identificação de espécies, o uso de ferramentas digitais (como o iNaturalist) e a recolha de dados para análise e georreferenciação.
A atividade destacou a importância da ciência cidadã na monitorização da biodiversidade e reforçou o compromisso com a adaptação às alterações climáticas e a preservação dos ecossistemas.

Data: 19 de julho de 2025

Local: Centro Ciência Viva de Bragança

Investigadores:

Joana Marques, BIOPOLIS/CIBIO-InBIO 

TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.