Borboletas noturnas e sua conservação

Borboletas noturnas e sua conservação

05-07-2025


Decorreu no Centro Ciência Viva de Bragança uma ação formativa inserida na missão europeia "Adaptação às alterações climáticas", centrada na monitorização da biodiversidade, em particular nas borboletas noturnas. O workshop focou-se na ecologia, diversidade e importância das borboletas noturnas.
A iniciativa combinou teoria e prática, com sessões sobre distinção de espécies, famílias presentes em Portugal e métodos de observação. Destacou-se a participação em projetos de ciência cidadã, como o projeto nacional de monitorização de borboletas noturnas.
As sessões noturnas usaram luz UV para amostragem, e as matinais focaram na identificação das espécies com recurso ao Atlas Fotográfico REBN. O evento promoveu a capacitação dos cidadãos para a conservação da biodiversidade e o reconhecimento do papel dos insetos noturnos nos ecossistemas.

Data: 5 e 6 de julho de 2025

Local: Centro Ciência Viva de Bragança

Investigadores:

João Nunes, consultor ambiental na área da entomologia e vice-presidente da Rede de Estações de Borboletas Noturnas (REBN), projeto nacional que coordena desde 2021 e que já identificou mais de 900 espécies em Portugal. 

TQB Nova
I3s
Ciência Viva
European Union

Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.