Encontro com o Investigador online

Campanha disponível para as escolas de 20 a 24 de Setembro

Inscreva-se já




De:
Até:

922. Soluções Baseadas na Natureza para gestão da Água

, ,

As Soluções Baseadas na Natureza (SBN) são tecnologias que reproduzem processos naturais, sendo construídas para desempenhar diversas funções em diferentes contextos, entre eles a gestão da água em meio urbano.
Uma parte destas tecnologias é aplicada ao nível da cidade, para controlo de águas pluviais, como a construção de bacias de retenção e trincheiras de infiltração, ou ao nível do edifício, como as coberturas e paredes verdes, para aproveitamento de águas pluviais e reutilização de águas cinzentas (águas de lavatórios e duches).
Uma das principais vantagens das SBN são os benefícios adicionais que trazem para além da função para a qual são desenhadas. Entre eles incluem-se a promoção da biodiversidade, devido à criação de áreas verdes em meio urbano, e a redução do consumo energético em edifícios, devido à proteção térmica que oferecem, por exemplo, as coberturas verdes.
No Instituto Superior Técnico está a ser implementado o Projecto Pensar Verde, que inclui a demonstração de algumas destas tecnologias, como as paredes e coberturas verdes, incluindo também um prado biodiverso e uma horta, numa visão integrada de aproveitamento de recursos e promoção da biodiversidade.

Actividade gratuita

Instituição: Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Investigador(a): Ana Fonseca Galvão

Data:

24-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada